Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23210
Título: Cada porta uma cor: a (re) construção das memórias de vivências em “corda bamba”, de Lygia Bojunga
Autor(es): Rodrigues, Magda da Silva
Palavras-chave: Memória
Literatura infantil e juvenil
Lygia Bojunga
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: A literatura infantil e juvenil é a porta de entrada para o mundo encantador da imaginação, e muitas vezes nossa primeira forma de contato com literaturas que marcam nossa vida. Através das mudanças que a literatura infantil e juvenil vem adquirindo ao longo do tempo podemos observar nas obras sua evolução através dos clássicos aos contemporâneos. Nessa linha de raciocínio apresentamos uma análise interpretativa da obra Corda Bamba de Lygia Bojunga, através do desenvolvimento emocional da personagem principal e sua busca pela reconstrução de suas memórias, através de uma narrativa simples com assuntos que permitem ao leitor uma identificação com suas vivências pessoais. O objetivo desse trabalho é mostrar não só a importância da literatura infantil e juvenil, como também evidenciar na análise interpretativa o desenvolvimento de uma personagem que se reúne requisitos para ser uma representação de mundo como define Colomer (2017), em funções da literatura infantil e juvenil. Para fundamentar teoricamente esse trabalho utilizamos os estudos de Coelho (2000), Colomer (2017), Lajolo e Zilberman (2011), Heller (2013), entre outros autores. Justificamos a escolha do objetivo desse trabalho pela necessidade de evidenciar a literatura infantil e juvenil como bussola norteadora para leitura, e como sinônimo de representação de mundo através da ressignificação dos traumas e da busca pelo equilíbrio da personagem principal. Relacionamos através da reconstrução das memorias da personagem principal como as cores influenciam sentimentos e emoções a medida que ela alcança as portas da sua imaginação.
Descrição: RODRIGUES, Magda da Silva. Cada porta uma cor: a (re) construção das memórias de vivências em “corda bamba”, de Lygia Bojunga. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23210
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magda da Silva RodriguesPDF - Magda da Silva Rodrigues942.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.