Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23211
Título: O direito a mentira como exercício do contraditório e da ampla defesa do réu no processo penal
Autor(es): Silva, Israel Hilquias Bezerra da
Palavras-chave: Verdade
Garantias
Processo Penal
Ampla Defesa
Data do documento: 18-Mar-2021
Resumo: O presente artigo põe em debate o respeito ao conjunto de direitos e garantias do réu no processo penal, sobretudo, a necessidade de termos um processo penal justo e imparcial, tendo em vista que ocorre um desgaste para o réu com a instauração do processo. Discute de forma critica a insaciável busca pela verdade real no processo, a imposição de uma verdade processual psicológica e critica a interferência da mídia sensacionalista junto ao processo penal, pois essa interferência inflama a sociedade e contamina a imparcialidade do julgador. Além disso, trata a mentira como derivação legal do princípio do nemo tenetur se deteger e a sua utilização como exercício regular do direito da ampla defesa do réu, instrumento limitador do poder estatal na produção de provas e consolidação do princípio da presunção de não culpabilidade. Para isso, foi utilizada a pesquisa de cunho bibliográfico e documental, desenvolvida por meio de uma abordagem orientada pelo método dedutivo. Após a realização da pesquisa e a aplicação do método, foi verificado que os direitos e garantias do réu devem ser respeitados nos seus estritos limites legais, especialmente, como forma de compatibilização com o sistema processual acusatório e continuidade do verdadeiro estado Democrático de Direito.
Descrição: SILVA, Israel Hilquias Bezerra da. O direito a mentira como exercício do contraditório e da ampla defesa do réu no processo penal. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23211
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israel Hilquias Bezerra da SilvaPDF - Israel Hilquias Bezerra da Silva766.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.