Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23215
Título: Justiça restaurativa como uma nova forma de efetivação dos direitos humanos no sistema penal brasileiro
Autor(es): Dantas, Mayara Olimpio
Palavras-chave: Justiça restaurativa
Resolução de conflitos
Justiça retributiva
Cultura de paz
Data do documento: 12-Mar-2021
Resumo: A Justiça Restaurativa se apresenta como modelo de resolução de conflitos centrado no aspecto relacional entre as partes envolvidas no processo, vítima, infrator e comunidade, proporcionando uma alternativa viável ao modelo da Justiça Retributiva, baseada na punição do infrator, com suas contradições, lacunas e ineficiência. O presente trabalho buscou realizar uma explanação sobre a justiça restaurativa como possibilidade de prover uma solução eficaz para os conflitos e a violência que assolam a sociedade atualmente. O texto é fundamentado em uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, desenvolvida por meio de uma abordagem orientada pelo método dedutivo, e seus procedimentos foram pautados pelo método comparativo, e a partir dela foi possível concluir que a Justiça Restaurativa condiz com as perspectivas de prevenção da prática de crimes, desestímulo à reincidência e ressocialização de infratores dentro de parâmetros éticos e equânimes, beneficiando todos os atores envolvidos no conflito, proporcionando uma resolução satisfatória com a reparação do dano e a responsabilização do ofensor, respeitando sempre a voluntariedade e disseminando a cultura de paz.
Descrição: DANTAS, M. O. Justiça restaurativa como uma nova forma de efetivação dos direitos humanos no sistema penal brasileiro. 2021. 22f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23215
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Olimpio DantasPDF - Mayara Olimpio Dantas898.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depóstitoTermo de depóstito237.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.