Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23229
Título: Analisando experiências didáticas para o ensino de História: Práticas de ensino desenvolvidas com documentos da justiça do trabalho (GUARABIRA/PB, 2017)
Autor(es): Silva, Mateus Ítalo Almeida
Palavras-chave: Ensino de História
Processos Jurídicos
Bolsistas Pibid
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: Neste artigo me proponho fazer uma metanálise das práticas de ensino de História que utilizaram processos trabalhistas da base do Núcleo de Documentação Histórica (NDH-UEPB), enquanto recurso didático para as aulas da disciplina de História. As atividades didáticas utilizando esse tipo de documentação foram desenvolvidas em escolas estaduais do município de Guarabira – Pb, em concordância com as metodologias de ensino de História colocadas em prática no Programa de Iniciação à Docência – PIBID. Foi, por meio da análise das atividades elaboradas pelos bolsistas do PIBID que proponho uma reflexão sobre o fazer historiográfico em relação ao ensino de história. Desta forma, objetivo verificar a aplicabilidade de tais documentos para o ensino, atentando-se para as formas de apropriação dos estudantes no uso de documentos primários e o impacto que a leitura desses documentos tem na formação social destes. Como fonte de pesquisa foram utilizados artigos produzidos por bolsistas PIBID em 2017, no qual relatam suas experiências escolares na escola Prof. José Soares de Carvalho, e na escola Mon. Senhor Emiliano de Cristo, ambas localizadas em Guarabira – Pb. Outra fonte utilizada na construção deste artigo é a pesquisa desenvolvida no Pibic-UEPB, mais precisamente ao subprojeto, “Estudo dos processos de gestão de documentos do Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da UEPB para investigar as possibilidades de construção de atividades didáticas de ensino de História” desenvolvidas sob orientação do professor Dr. João Batista Gonçalves Bueno. Esta pesquisa se caracteriza por ter uma perspectiva qualitativa, na qual observei que há uma grande potencialidade para os processos jurídicos no ensino de história. Como aporte teórico estabeleci o diálogo com as produções de Circe Bittencourt (2012), Walter Benjamin (1985) e, E. P. Thompson (1981) que muito contribuíram para adequação teórica deste trabalho.
Descrição: SILVA, Mateus Ítalo Almeida. Analisando experiências didáticas para o ensino de História: Práticas de ensino desenvolvidas com documentos da justiça do trabalho (GUARABIRA/PB, 2017). 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23229
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus Ítalo Almeida SilvaPDF - Mateus Ítalo Almeida Silva618.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.