Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23255
Título: Sistema Unificado de Gestão nas Instituições de Ensino Superior - IES Públicas Brasileiras: um estudo investigativo sobre o SUAP/IFRN
Autor(es): Lima, Josenildo Maria de
Palavras-chave: Gestão Pública
Gerenciamento de Processos
Sistemas Gerenciais
SUAP
Data do documento: 24-Mar-2021
Resumo: Esta pesquisa analisou a importância da implantação e a manutenção de um Sistema Unificado de Administração nas Instituições Públicas de Ensino Superior através de um estudo investigativo sobre o Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP, que funciona em diversas IES públicas do Brasil. O objetivo geral é analisar o potencial do SUAP como ferramenta auxiliar para as tomadas de decisão nas IES públicas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva, com método quali-quantitativo. Inicialmente, foi feita uma consulta nos sites das IES públicas brasileiras com as chaves “=SUAP + IF” e “=SUAP + Universidade”. Em seguida foram coletados dados, através de formulário on-line (SurveyHeart) com um grupo de 32 servidores(as), da UEPB, com o intuito de avaliar a experiência do usuário e a aceitação do sistema por eles. Verificou-se que 93,8% dos usuários pesquisados confiam nas informações presentes no SUAP(UEPB), 84,4% concordaram plenamente ou parcialmente que a implantação do SUAP possibilitou melhorias na execução das atividades desempenhadas, para 81,3% o SUAP atende total ou parcialmente às necessidades para as atividades desempenhadas pelos servidores. Sugestões citadas pelos entrevistados para obter melhorias no sistema foram: inserir módulos dos sistemas antigos e-RH, SAT, Sisadmin (10); layout mais simples (6) e capacitação (6). Com base nos dados apresentados na pesquisa, conclui-se que o SUAP é um Sistema de Gestão eficiente, com boa aceitação dos usuários e capaz de propiciar melhorias nas IES públicas que o implantaram.
Descrição: LIMA, Josenildo Maria de. Sistema Unificado de Gestão nas Instituições de Ensino Superior - IES Públicas Brasileiras: um estudo investigativo sobre o SUAP/IFRN. 2021. 26 p. : il. colorido. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23255
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenildo Maria de Lima.pdfPDF - Josenildo Maria de Lima827.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito413.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.