Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23261
Título: A expansão urbana em Mari/PB: um estudo sobre os loteamentos da cidade
Autor(es): Lima, Sueli Roberto de Oliveira
Palavras-chave: Expansão
Cidade
Loteamentos
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: A discussão acerca da relevância dos loteamentos no contexto da expansão urbana, têm ganhado muita ênfase no presente século, resultando no contínuo progresso de estudos e pesquisas sobre as especificidades, implicações e motivações que integram a construção, mantimento e desenvolvimento desses espaços de moradia. Nesse cenário, o objetivo da presente pesquisa visa abordar a expansão territorial da cidade de Mari/PB, com foco nas recentes construções de loteamentos nos arredores da cidade. Entre os trabalhos pesquisados para nossa base teórico e conceitual, escolhermos autores como: Santos (2008); Carlos (2007); Silva (2012); Fernandes (2001); entre outros. Enquanto metodologia, além do procedimento empírico para o desenvolvimento qualitativo deste estudo, os fundamentos pautaram-se em pesquisa documental, revisão bibliográfica e registro de imagens, analisando o cotidiano dos próprios loteamentos. Os resultados obtidos demonstram que o crescimento das cidades tem como um dos principais fatores os loteamentos, todavia, essa “expansão” também vem acompanhada por diversos problemas, desde o adquirir, construir, manter e desenvolver. Mesmo assim, percebe-se que estes loteamentos trazem um novo arranjo para o tecido urbano e contribuem para uma melhor organização, uma vez que, a área loteada, mesmo quando não obedece aos padrões da legislação, apresenta um certo ordenamento como a abertura das vias de acesso e ruas, tamanho dos lotes, quadras etc., uniformizando o espaço compreendido pelo loteamento.
Descrição: LIMA, Sueli Roberto de Oliveira. A expansão urbana em Mari/PB: um estudo sobre os loteamentos da cidade. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23261
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sueli Roberto de Oliveira LimaPDF - Sueli Roberto de Oliveira Lima3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.