Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23262
Título: As mulheres no tempo (século XIX): resistências em seu espaço social no Brasil
Autor(es): Nunes, Suellen Alves
Palavras-chave: Mulheres
Sociedade
Resistência
Machismo
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal mostrar e identificar o papel sociocultural das mulheres durante o século XIX, a partir deste contexto nos debruçamos em leis que se regiam no tempo para que assim pudéssemos compreender melhor não só como se legislavam tais regras no Brasil império, trazemos também exemplos de mulheres que lutaram e resistiram a uma sociedade machista patriarcal e desassistida dos direitos das mulheres. Desta forma, analisamos algumas leis, artigos e obras para que assim construíssemos um entendimento que nos fizesse compreender toda esta perspectiva de vida; analisamos também outros aspectos bastante marcantes: as diferentes maneiras de resistência onde encontra-se explicito um olhar voltado para o direito de igualdade de justiça entre homens e mulheres do século XIX. O presente trabalho vem descortinar e trazer à tona perspectivas historiográficas de resistência e lutas da sociedade do século XIX. Viemos também aqui mostrar novos olhares como enfoque para estas que (re) existiram em um período que não as cabiam no espaço público e que as mesmas eram vistas como “objetos” de posse dominado pelo ser masculino. A construção desse trabalho teve como referenciais teóricos, autoras que discorrem sobre o papel social da mulher no Brasil império, como Mary Del Priore, Nísia Floresta e Shumaher Schuma.
Descrição: NUNES, Suellen Alves. As mulheres no tempo (século XIX): resistências em seu espaço social no Brasil. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23262
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suellen Alves NunesPDF - Suellen Alves Nunes291.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.