Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Sannyele Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T12:26:23Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T12:26:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23264 | - |
dc.description | SOUZA, Sannyele Rodrigues de. O papel do tradutor intérprete de libras na rede pública de ensino no município de Alagoa Grande – PB. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo abordar o papel do profissional intérprete de Libras na rede pública de ensino no município de Alagoa Grande - PB, mostrando a importância do TILS no ambiente educacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo e um estudo de caso em três (3) escolas públicas no município de Alagoa Grande-PB. Pretendemos mostrar a relevância desses profissionais no processo de inclusão do aluno surdo. Utilizamos uma metodologia no uso misto de duas classes de pesquisa, a exploratória e a descritiva em uma abordagem qualitativa dos dados obtidos, baseado nas respostas das três (3) intérpretes educacionais. A análise está fundamentada a partir dos estudos de alguns autores, como Quadros (2004), Lacerda (2011), Richardson (2012), Gesser (2009), Machado (2008). Este estudo mostrou a importância na formação específica do intérprete educacional para sua melhor fluência na Língua de Sinais e na mediação da comunicação propiciando ao aluno surdo acessibilidade no ambiente escolar, visto que é a partir da atuação do mesmo no ambiente educacional que o surdo tem o seu direito de acesso aos conteúdos disponibilizados. Conclui- se que a parceria entre professor regente e intérprete educacional de Língua de Sinais é relevante para o bom desempenho do aluno surdo através do trabalho conjunto entre os dois, cada um exercendo seu papel específico, sem adentar no espaço profissional do outro, porém elencando- o com agente pedagógico no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Aline de Fátima da Silva Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Intérprete Educacional | pt_BR |
dc.title | O papel do tradutor intérprete de libras na rede pública de ensino no município de Alagoa Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sannyele Rodrigues de Souza | PDF - Sannyele Rodrigues de Souza | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.