Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23267
Título: As influências familiar, religiosa e social em “Memorial de Maria Moura” de Rachel de Queiroz
Autor(es): Santos, Rayane Dias dos
Palavras-chave: Literatura brasileira
Obra modernista
Rachel de Queiroz
Influências
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Esta pesquisa busca explorar as conexões entre a literatura e a realidade, analisando alguns dos comportamentos dos personagens sob a ótica de suas narrações, levando em consideração a herança cultural recebida nos âmbitos familiar, religioso e social do lugar e época em que se passa a narrativa: o sertão nordestino do século XIX. A obra modernista escolhida, Memorial de Maria Moura (1992) de Rachel de Queiroz, apresenta diferentes personalidades que vão sendo moldadas no decorrer da narrativa, revelando as influências, desejos e motivações que contribuíram na construção de suas identidades. Outro objetivo deste estudo é discorrer sobre a escrita de Rachel de Queiroz, como sendo um dos importantes nomes da literatura brasileira regionalista, enfatizando a sua representatividade feminina e nordestina na história literária do país e em suas obras ficcionais, que trazem criações capazes de refletir de forma espontânea os aspectos culturais da sociedade, no sertão nordestino, com memórias que resgatam a cultura da época e mostram os resquícios que foram deixados e ainda se fazem presentes nos dias atuais.
Descrição: SANTOS, Rayane Dias dos. As influências familiar, religiosa e social em “Memorial de Maria Moura” de Rachel de Queiroz. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23267
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayane Dias dos SantosPDF - Rayane Dias dos Santos536.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.