Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23270
Título: O uso de jogos eletrônicos como ferramentas de ensino: utilizando o simcity nas aulas de geografia
Autor(es): Silva, Ruan Carlos Tavares da
Palavras-chave: Geografia
SimCity
Ciberespaço
Educação
Data do documento: 1-Mar-2020
Resumo: Diante da inserção das tecnologias informativas perante todas as áreas da sociedade, as diversas interações que ocorrem a cada dia proporcionam uma interatividade cada vez maior por parte da sociedade, as transformações ocorridas nos dão suporte para se trabalhar novas metodologias em sala de aula, de modo que, os alunos saiam da educação básica com a capacidade e a criticidade de analisar e questionar a sociedade e suas interações. Com os alunos cada vez mais integrados as tecnologias e as inserindo de maneira independente nas salas de aula, cabe ao professor e a escola se utilizar desses dispositivos em suas aulas. Com isso, surge a ideia de se utilizar do jogo SimCity Buildlt para dar suporte ao estudo do capítulo sobre urbanização e industrialização. Para isso, iremos analisar em um primeiro momento a importância das práticas de ensino nas aulas de Geografia, após isso, discutiremos a interação da sociedade com a tecnologia em meio ao ciberespaço e sua interação com a Geografia, em seguida, observaremos o uso do SimCityity Buildlt durante as aulas de Geografia e analisamos o desempenho dos alunos diante do jogo e do tema de estudo proposto, por fim iremos evidenciar os resultados e debater os pontos positivos e negativos dessa experiência, para o desenvolvimento dessa pesquisa nos utilizamos das obras de Cavalcanti (1998), Freitas & Salvi (1999), Pereira; Araújo; Holanda (2011), Castrogiovanni (2007), Castells (1999), Santos (2002), Kimura (2008), Levy (1999), Machado (2002), Castellar (2011), Lakkur (2009) e outros. A pesquisa se deu no período em que fui professor substituto na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gentil Lins, localizada na cidade de Sapé/PB, os resultados evidenciam que a utilização do jogo SimCity Buildlt nas aulas de Geografia irá instigar os alunos a pesquisar mais sobre os temas envolvidos no processo de urbanização e industrialização que permearam as aulas, além do que o jogo poderá simular diversas outras simulações que poderão ser utilizadas durantes as aulas. Desse modo, fica claro que a utilização de jogos e das tecnologias em conjunto com os temas trabalhados em sala servem como suporte para a evolução das aulas de Geografia, auxiliando tanto o professor quanto os alunos.
Descrição: SILVA, Ruan Carlos Tavares da. O uso de jogos eletrônicos como ferramentas de ensino: utilizando o simcity nas aulas de geografia. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23270
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruan Carlos Tavares da SilvaPDF - Ruan Carlos Tavares da Silva984.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.