Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Renata Silva de-
dc.date.accessioned2021-04-06T15:05:33Z-
dc.date.available2021-04-06T15:05:33Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23276-
dc.descriptionOLIVEIRA, Renata Silva de. As contribuições do lúdico para a prática docente no estágio supervisionado II: um relato de experiência. 2019. 27 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da ludicidade durante a realização das regências na disciplina curricular Estágio Supervisionado II, as regências foram realizadas por três acadêmicos, e aqui relataremos uma das perspectivas desta vivência. Como aporte teórico, buscamos o entendimento do estágio como campo de pesquisa superando a relação dicotômica teoria prática que permeia as discussões no que tange ao estágio de acordo as ideias dos seguintes autores: Pimenta (2004), Pimentel e Pontuschka (2014), Pimenta; Lima (2011). No que se refere aos aspectos da ludicidade, encontramos em: Vygotsky (198 4), Kishimoto (1993), Janet Moyles (2006), e entre outros. Para tal, adotou se como metodologia pesquisa de campo de tipo qualitativo, esta considerada como meio de conseguir informação acerca de determinados problemas A s aulas ocorreram numa turma de 2 ° ano do Ensino Fundamental I, em uma escola localizada no município de Guarabira/PB. Sabemos, então, que no momento das regências, os estagiários ficam inseguros em ter que se responsabilizar de conter a turma, e buscar práticas que impactem positivamente na realização dos seus planejamentos, foi através dessa percepção que resolvemos trabalhar por meio do lúdico, já que chama atenção e traz muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças fazendo com que elas sintam se à vontade em estar presentes na sal a de aula. Como resultados, emergiu a noção de que as atividades lúdicas se configuram como meio eficaz na realização pedagógica no momento do estágio, gerando impactos positivos na execução e relacionamento entre os envolvidos no processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Camila Matos Vianapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAs contribuições do lúdico para a prática docente no estágio supervisionado II: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Silva de OliveiraPDF - Renata Silva de Oliveira1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.