Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Renata Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T15:05:33Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T15:05:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23276 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Renata Silva de. As contribuições do lúdico para a prática docente no estágio supervisionado II: um relato de experiência. 2019. 27 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da ludicidade durante a realização das regências na disciplina curricular Estágio Supervisionado II, as regências foram realizadas por três acadêmicos, e aqui relataremos uma das perspectivas desta vivência. Como aporte teórico, buscamos o entendimento do estágio como campo de pesquisa superando a relação dicotômica teoria prática que permeia as discussões no que tange ao estágio de acordo as ideias dos seguintes autores: Pimenta (2004), Pimentel e Pontuschka (2014), Pimenta; Lima (2011). No que se refere aos aspectos da ludicidade, encontramos em: Vygotsky (198 4), Kishimoto (1993), Janet Moyles (2006), e entre outros. Para tal, adotou se como metodologia pesquisa de campo de tipo qualitativo, esta considerada como meio de conseguir informação acerca de determinados problemas A s aulas ocorreram numa turma de 2 ° ano do Ensino Fundamental I, em uma escola localizada no município de Guarabira/PB. Sabemos, então, que no momento das regências, os estagiários ficam inseguros em ter que se responsabilizar de conter a turma, e buscar práticas que impactem positivamente na realização dos seus planejamentos, foi através dessa percepção que resolvemos trabalhar por meio do lúdico, já que chama atenção e traz muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças fazendo com que elas sintam se à vontade em estar presentes na sal a de aula. Como resultados, emergiu a noção de que as atividades lúdicas se configuram como meio eficaz na realização pedagógica no momento do estágio, gerando impactos positivos na execução e relacionamento entre os envolvidos no processo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Camila Matos Viana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | As contribuições do lúdico para a prática docente no estágio supervisionado II: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Renata Silva de Oliveira | PDF - Renata Silva de Oliveira | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.