Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23280
Título: Literatura e ecocrítica: uma leitura da obra O meu pé de laranja lima para formação de leitores conscientes ecologicamente
Autor(es): Lemos, Renata Martins de
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Meio ambiente
Consciência ecológica
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: A partir da necessidade de ampliar os horizontes da leitura literária, bem como, difundir os pressupostos da ecocrítica – as relações que se estabelecem entre Literatura e Natureza (GARRARD, 2006) –, este relato objetivou apresentar a análise das relações entre o ser humano (a personagem Zezé) e a natureza (a árvore – laranja Lima), na obra Meu Pé de Laranja Lima. Clássico da literatura infanto-juvenil, esta obra de José Mauro de Vasconcelos aborda o mundo infantil e seus desdobramentos. E assim, este relato de pesquisa embasou-se na teoria ecocrítica, principalmente, nos estudos de Garrard (2006), e ainda em outros autores que discutem a temática literatura e meio-ambiente, tais como: Scarpelli (2007), Capra (2003), Frantz (2011), Almeida (2008), Pinto e Magalhães (2013), Grun (2007) e outros (as). A metodologia adotada: pesquisa qualitativa de abordagem descritivo/interpretativista e pesquisa-ação, realizada em 02 (duas) etapas: a primeira – leitura, sistematização dos elementos da natureza e análise. A segunda – produção e aplicação de oficina didática, na Escola Básica (os sujeitos da pesquisa foram alunos do 7º ano). Obteve-se como resultados: uma leitura terna, “diferenciada” e engajada da obra Meu Pé de Laranja Lima, a produção de textos sobre as questões ambientais, a partir do livro. Enfim, uma leitura que envolveu o prazer de ler um clássico e contribuiu para a formação de sujeitos ecologicamente conscientes.
Descrição: LEMOS, Renata Martins de. Literatura e ecocrítica: uma leitura da obra O meu pé de laranja lima para formação de leitores conscientes ecologicamente. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23280
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Martins de Lemos.pdfPDF - Renata Martins de Lemos706.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.