Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23296
Título: Uma proposta didática para o ensino da matemática financeira na perspectiva da resolução de problemas
Autor(es): Silva, Carolina dos Santos
Palavras-chave: Ensino da matemática
Matemática financeira
Resolução de problemas
Educação Básica
Data do documento: 13-Jun-2020
Resumo: A Matemática Financeira está presente na vida de todos os cidadãos e grande parte deles não tem conhecimento necessário para ter um controle financeiro, tomar decisões como comprar à prazo ou guardar dinheiro para comprar à vista. O objetivo desse trabalho é ressaltar a importância do estudo da Matemática Financeira na Educação Básica, trazendo uma proposta de ensino para tratar desse assunto através da Resolução de Problemas. Também este trabalho proporciona informações a partir da escola básica, pois começa-se dela o conhecimento da Matemática Financeira, onde deverá levar os alunos a criticidade de ser um consumidor ou empreendedor bem informado de seus direito e deveres. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia, além das entrevistas que fizemos. Como pesquisa de campo trazemos dados por intermédio de entrevistas de alunos que cursam a licenciatura em matemática, professores da educação básica, professores do ensino superior e comerciantes. Constatou-se que as perguntas feitas durante as entrevistas mostraram que as pessoas ao entender e conhecer Matemática Financeira, podem ser mais críticos em situações no contexto social, vendo que a falta de informação pode causar prejuízos financeiros. Assim espera-se com isso motivar e despertar o interesse dos alunos para esse assunto que é de extrema importância e que deverá refletir no cotidiano deles e de seus familiares.
Descrição: SILVA, C. S. Uma proposta didática para o ensino da matemática financeira na perspectiva da resolução de problemas. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23296
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina dos Santos Silva.pdfPDF - Carolina dos Santos Silva840.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.