Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/233
Título: Análise comparativa da eficiência dos agentes químicos na desinfecção e esterilização dos cones de guta-percha: estudo in-vitro
Autor(es): Pinheiro, Geovânia Raquel
Palavras-chave: Endodontia
Cones de guta-percha
Desinfecção de cones de guta-percha
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: A manutenção da cadeia asséptica é um aspecto importante no tratamento endodôntico. Baseado neste principio, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência dos agentes químicos antissépticos na clorexidina a 2% e no ácido peracético a 2% em desinfecção dos cones de guta percha na prática endodôntica. A amostra foi constituída por 20 cones de guta percha, 1ª série (Dentsply) e dividida em dois grupos A e B. O grupo A - dez cones foram imersos na clorexidina a 2% durante 10 minutos e o grupo B os cones foram desinfectados em ácido peracético por 10 minutos. Em seguida, foram removidos das substâncias anticépticas, secos em gases estéril, imerso nos meios de cultura BHI (Brain Heart Infusion). Levados a estufa bacteriológica a 37ºC durante 72 horas. A identificação do crescimento bacteriano foi realizada através da visualização no intervalo de 24, 48 e 72 horas. Em 72 horas as amostras do grupo A estavam completamente turvas e as do grupo B permaneceram límpidas. Nos resultados, o ácido peracético apresentou um melhor desempenho quanto a sua ação desinfectante nos os cones de guta pecha.
Descrição: PINHEIRO, G. R. Análise comparativa da eficiência dos agentes químicos na desinfecção e esterilização dos cones de guta-percha: estudo in-vitro. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/233
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovania Raquel Pinheiro.pdfGeovânia Raquel Pinheiro558.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.