Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23305
Título: Desafios de mulheres em cargos de liderança: estudo de caso numa instituição pública de um Município do Estado da Paraíba
Autor(es): Pereira, Franqueline Guilherme
Palavras-chave: Gestão feminina
Profissionais femininas
Liderança feminina
Data do documento: 22-Mar-2021
Resumo: A presença das mulheres nos espaços de poder se constitui numa das mais concludentes possibilidades de alteração nas condições de opressão e discriminação, as quais têm marcado a trajetória da mulher na sociedade patriarcal. A participação das mulheres em condições de igualdade na tomada de decisão constitui não só uma exigência básica de justiça ou democracia, mas também uma condição necessária para que os interesses das mulheres sejam considerados. A promoção de mulheres a cargos de liderança além de representar uma questão de igualdade entre os gêneros configura-se a uma oportunidade de aproveitar o potencial feminino no exercício da liderança. Esse estudo teve como objetivo avaliar os desafios profissionais das mulheres em cargos de lideranças na gestão pública em um município do estado da paraíba. Foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista com perguntas abertas. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2020, tendo gestoras como universo da pesquisa, o que correspondeu a sete mulheres. A amostra foi formada por cinco servidoras que atuavam em cargos de liderança. A coleta de dados buscou principalmente levantar os perfis das respondentes, identificar a amplitude administrativa das gestoras e verificar se dentro da gestão possui um plano de cargos e salários. Todas as gestoras apresentaram-se muito comprometidas profissionalmente, se capacitando para obter êxito no desenvolvimento de suas funções, sendo motivo de exemplo e incentivo à sua equipe de trabalho. Os obstáculos e desafios continuam sendo frequentes na vida das mulheres, tanto para ocupar os cargos de lideranças como para tentar sanar ou diminuir essas dificuldades dentro do âmbito de trabalho. Diante dos preconceitos e diferenças de gêneros, deixaram claro que compreendem a importância do papel da mulher nos cargos de liderança e mostraram competência para ocuparem cargos de gestão superior, atuando com muita sabedoria, particularmente para separar sua vida pessoal da profissional e no domínio de suas funções, impulsionando e inovando a administração pública em busca de melhorias contínuas.
Descrição: PEREIRA, Franqueline. DESAFIOS DE MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA: estudo de caso numa instituição pública de um Município do Estado da Paraíba. 2021 33p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23305
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franqueline Guilherme Pereira Cardoso.pdfPDF - Franqueline Guilherme Pereira Cardoso408.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito425.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.