Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23322
Título: Educação quilombola: do projeto pedagógico à construção de práticas pedagógicas para a formação do sujeito nas relações étnico raciais
Autor(es): Silva, Maria Liliane Santos da
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Educação étnico-racial
Práticas pedagógicas
Data do documento: 17-Dez-2020
Resumo: Esse estudo é resultante da conclusão do curso de Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil. Nossa pesquisa se fundamenta a partir do pressuposto como se desenvolvem as práticas pedagógicas na Escola Municipal Educador Paulo Freire, localizada na comunidade remanescente de quilombolas, Cruz da Menina, no município de Dona Inês, curimataú paraibano. Nesse sentido, fez-se necessário abordarmos o Projeto Político Pedagógico enquanto documento basilar para o planejamento e execução de todas as atividades escolares, desse modo nos embasamos em Mendel (2012) entendendo que o currículo perpassa a identidade e a cultura, isto porque, a experiência de vida é imprescindível na construção identitária, Vasconcellos (2008), Veiga (1995) concordam que, por meio do PPP é possível re-significar as ações dos agentes da escola, pois esse documento traz intencionalidades fundamentais para o planejamento participativo, bem como o fazer partilhado e solidário de todos os agentes que compõe a escola. Ademais, nos reportamos também a Silva (1999), Lopes (2011), Freire (1983), entre outros, que concordam na importância de uma educação voltada à realidade dos alunos e na sua formação identitária. Logo, o cumprimento da Lei 10.639/03, bem como das Diretrizes Operacionais para a Educação Escolar Quilombola, corroboram para o fazer educativo voltado a realidade das escolas quilombolas, tendo em vista sua cultura e ancestralidade ligadas ao território. Nesse ensejo, voltaremos nosso olhar para a escola referida, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativa, denominada estudo de campo, nossa análise se realizou através da observação e de uma entrevista semi-estruturada, que apontou para iniciativas voltadas ao cumprimento da referida Lei, no entanto ainda existem entraves que dificultam o exercício efetivo de uma educação contextualizada a realidade.
Descrição: SILVA, Maria Liliane Santos da Silva. Educação quilombola: do projeto pedagógico à construção de práticas pedagógicas para a formação do sujeito nas relações étnico raciais. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23322
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Liliane Santos da Silva.pdfMaria Liliane Santos da Silva1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.