Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23328
Título: Comparação da eficácia antibacteriana da terapia fotodinâmica e irrigação ultrassônica passiva na desinfecção de canais radiculares: estudo in vitro
Autor(es): Barros, Danyllo Guimarães Morais
Palavras-chave: Endodontia
Terapia Fotodinâmica
Ultrassom
Enterococcus faecalis
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar comparativamente a eficácia antibacteriana entre a Terapia Fotodinâmica (TFD) e a Irrigação Ultrassônica Passiva (IUP) na desinfecção de canais radiculares. Tratou-se de um estudo experimental laboratorial in vitro. Cinquenta pré-molares humanos unirradiculares com canais retos, ápices completamente formados e sem tratamento endodôntico prévio foram seccionados, padronizados e divididos de forma randomizada em quatro grupos. Todas as amostras foram contaminadas com Enterococcus faecalis (3 x 10 8 UFC/mL). Para o primeiro grupo (controle negativo, n=5), não houve aplicação de nenhum protocolo de tratamento. O segundo grupo (controle positivo, n=15) foi irrigado com 1,0 mL de NaClO a 2,5%, durante 30 segundos utilizando uma agulha de irrigação em movimentos verticais. O terceiro grupo (IUP, n=15) foi inundado com 1,0 mL de NaClO a 2,5% seguido de agitação ultrassônica com inserto acoplado em ultrassom em três ciclos de 30 segundos. O último grupo (TFD, n=15) foi preenchido com 0,5 mL de azul de metileno a 0,005% com pré-irradiação de três minutos. A fonte de luz utilizada foi o laser diodo, 660nm, 100mW, 9J, durante 90s. As coletas foram realizadas antes e imediatamente após a aplicação das terapias. Os resultados foram obtidos por meio de análise de grau de turvação em espectrofotômetro e expressos em unidades formadoras de colônia por mL (UFC mL -1). Os testes ANOVA e TUKEY foram utilizados, e o nível de significância foi estabelecido em 5% (p < 0,05). A porcentagem de inibição variou de 10,72 (Controle negativo) a 39,02% (IUP), e os diferentes protocolos testados influenciaram de modo significativo a inibição bacteriana (p < 0,05). Os tratamentos que proporcionaram maior percentual de inibição bacteriana foram: IUP (39,02%) e Controle positivo (38,0%). Após a realização do estudo, pode-se concluir que, dentre as terapias aplicadas, a IUP foi a mais eficaz na redução da população bacteriana de E. faecalis.
Descrição: BARROS, Danyllo Guimarães Morais. Comparação da eficácia antibacteriana da terapia fotodinâmica e irrigação ultrassônica passiva na desinfecção de canais radiculares: estudo in vitro. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23328
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danyllo Guimarães Morais Barros.pdfPDF - Danyllo Guimarães Morais Barros1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito813.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.