Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23330
Título: Estudo sobre a causa-efeito do exercício físico na diminuição dos sintomas depressivos em idosos: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Pereira, José Odilon Ramos
Palavras-chave: Idosos
Depressão
Exercício Físico
Data do documento: 21-Out-2020
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de reunir, conhecer e analisar as produções científicas brasileiras que tratem da temática relacionada às atividades e/ou exercícios físicos, se funcionam como redução dos sintomas depressivos em idosos. Com a justificativa de verificar como estão as produções nacionais do meio acadêmico na área da saúde diante deste assunto envolvendo a saúde mental dos idosos brasileiros. A metodologia deu-se através de uma revisão bibliográfica, utilizando uma abordagem qualitativa. A busca dos artigos foi realizada Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico. Os critérios de inclusão: artigos em português, com um período de publicações entre 2010 e 2019, produções científicas na área da saúde, com as palavras-chaves: “idosos”, “depressão” e “exercício físico” nos descritores de assunto. Os critérios de exclusão foram: artigos de língua estrangeira; artigo menos recentes e que não se tratassem, especificamente, do tema abordado. Em resultado à pesquisa e com base nos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados o total de 43 artigos, dentre eles, foram selecionados 5 artigos para análise que atendiam ao objetivo do trabalho. Com esta pesquisa, verificou-se que os exercícios físicos podem auxiliar na tratamento e redução dos sintomas depressivos, que idosos não-ativos têm mais presença de sintomas depressivos quando se comparado a indivíduos ativos (MINGHELLI et al., 2013), que os exercícios sistematizados (aeróbios e treinamento de força) proporciona um menor índice de sintomas depressivos e de ansiedade para seus praticantes regulares (DESLANDES et al., 2013, BRUNONI et al., 2015). Portanto, por fim, proponho que os futuros acadêmicos e profissionais da Educação Física se debrucem na discussão desta temática relacionada à saúde mental e depressão em idosos, pois esta será o tema do futuro na Educação Física e da área da saúde.
Descrição: PEREIRA, J. O. R. Estudo sobre a causa-efeito do exercício físico na diminuição dos sintomas depressivos em idosos: uma revisão bibliográfica. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23330
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Odilon Ramos Pereira.pdfPDF - José Odilon Ramos Pereira1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito166.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.