Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23336
Título: Clima organizacional na administração pública: um estudo de caso na equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Zabelê
Autor(es): Lazaro, Monaliza Tamaris Viana
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CLIMA ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO
PLANO DE AÇÃO
Data do documento: 5-Abr-2021
Resumo: Este artigo tem por objetivo expor a importância de um clima organizacional satisfatório, partindo da explanação do conceito de clima, motivação, estímulo e satisfação. Tendo em vista que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e exigente, surge a expectativa frequente de profissionais aptos e produtivos. Para tal, existe a necessidade de colaboradores motivados, o que é benéfico tanto para os servidores, quanto para a instituição. É nesse sentido que se torna necessária a pesquisa de clima organizacional, a qual identifica os principais “problemas” de uma equipe possivelmente desmotivada e insatisfeita, seja por fatores internos ou externos à instituição. A partir da captação de tais informações, objetiva-se que o gestor tenha uma visão geral de sua equipe e possa elaborar um plano de ação com estratégias de melhorias no ambiente laboral. Utiliza-se, então, uma pesquisa no modelo exploratório e descritivo, a partir de um questionário aplicado em uma secretaria de saúde municipal, o qual permite analisar quão satisfeitos e motivados os servidores estão e quais os estímulos necessários para elevar essa motivação, também é possível constatar, através das pesquisas bibliográficas, que o grau de satisfação no trabalho está estreitamente ligado à motivação que cada servidor possui. Destaca-se, ainda, que essa motivação é puramente individual e interna, podendo apenas ser estimulada pelo gestor e não estipulada ou oferecida por ele. Com as informações coletadas o gestor pode elaborar o plano de ação e executar as estratégias adequadas.
Descrição: LAZARO, Monaliza Tamaris Viana. Clima organizacional na administração pública: um estudo de caso na equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Zabelê. 2021. 35f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23336
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MONALIZA TAMARIS VIANA LAZARO.pdfPDF - MONALIZA TAMARIS VIANA LAZARO715.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito160.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.