Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Janice dos Reis-
dc.date.accessioned2021-04-16T11:01:31Z-
dc.date.available2021-04-16T11:01:31Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23339-
dc.descriptionSANTOS, J. dos R. O ensino de geografia através do uso de temas geradores: uma proposta metodológica a partir da temática segregação socioespacial. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir a importância da utilização de temas geradores no Ensino de Geografia a partir da temática Segregação Socioespacial. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica subsidiada pela leitura e reflexão de obras de autores importantes na área de formação de professores de Geografia, que auxiliaram na compreensão de questões importantes no contexto do ensino aprendizagem. O Ensino de Geografia tem o propósito de desenvolver o senso crítico dos estudantes, com vista ao exercício pela cidadania, e faz isso por meio da compreensão do espaço geográfico, das dinâmicas existentes nele, contribuindo assim, para a formação de sujeitos críticos capazes de romper os mecanismos dominadores. Através desse estudo foi possível compreender a necessidade de aproximar os conteúdos trabalhados na disciplina de Geografia em sala de aula com a realidade dos alunos, visando uma aproximação entre sujeitos e objeto de estudo. O processo de urbanização, resultado da concentração de massa urbana, intensificou as disputas pelo espaço urbano, fomentando as desigualdades sociais, agravadas pelas inadequadas condições de acesso aos meios de consumo coletivo. Nessa perspectiva, a escrita deste trabalho parte do entendimento de que o Ensino de Geografia não pode ser um ato mecânico, resumido apenas a informar, mais é necessário pensar a educação, bem como a Geografia escolar, no bojo das efervescentes transformações socioespaciais, para isso o professor e as práticas por ele desenvolvidas nos espaços de sala de aula tem fundamental importância.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Joana d' Arc Araújo Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectSegregação socioespacialpt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.titleO ensino de geografia através do uso de temas geradores: uma proposta metodológica a partir da temática segregação socioespacialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Janice dos Reis Santos.pdfPDF - Janice dos Reis Santos634.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO .pdfTermo de depósito170.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.