Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23351
Título: Avaliação de produções cíclicas e da qualidade do fruto da videira Isabel em função de tipos e doses de biofertilizantes
Autor(es): Suassuna, Jardel
Palavras-chave: Análises
Pesos
Fertilizante líquido
Data do documento: 18-Fev-2021
Resumo: Os resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal, tais como estercos, compostos orgânicos, húmus de minhoca e biofertilizantes, têm sido empregados com sucesso para a fertilização dos solos. Objetivou-se, com a presente pesquisa, estudar os efeitos de diferentes tipos e doses de biofertilizante na produção e na qualidade do fruto da videira Isabel em dois ciclos sucessivos. A pesquisa foi conduzida no Centro de Ciências Humanas e Agrárias - CCHA da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus-IV, distando 2 km da sede do município de Catolé do Rocha-PB, que está situado na região semiárida brasileira, no Noroeste do Estado da Paraíba. O delineamento experimental adotado na pesquisa foi o de blocos casualizados, com 40 tratamentos, no esquema fatorial 5x8, com quatro repetições, totalizando 160 plantas experimentais. Foram estudados os efeitos de 5 tipos de biofertilizante (B1 = à base de esterco bovino não enriquecido, B2 = à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha MB4, B3 = à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha MB4 e leguminosa, B4 = à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha MB4 e cinza de madeira e B5 = à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha MB4, leguminosa e cinza de madeira) e de 8 doses de biofertilizante (D1 = 0; D2 = 0,35; D3 = 0,7; D4 = 1,05; D5 = 1,4; D6 = 1,75; D7= 2,1; e D8 = 2,45 L/planta/vez) na produção e na qualidade do fruto da videira Isabel, na quarta e na quinta colheitas. As adubações de cobertura foram realizadas, mensalmente, num período de quatro meses, que corresponde ao ciclo produtivo da videira, sendo utilizados os tipos e as doses de biofertilizante preconizadas no projeto em questão. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que as variáveis de produção da videira Isabel, nas duas colheitas realizadas, sofreram aumentos significativos com o incremento da dose de biofertilizante até limites ótimos, havendo reduções a partir desses patamares; a dose ótima de biofertilizante para a produção da videira Isabel, independente da colheita realizada, girou em torno de 1,2 L/planta/vez; nas duas colheitas realizadas, houve a tendência de um maior valor do peso do cacho quando foram utilizados os biofertilizantes mais enriquecidos, mais notadamente em B4 e B5; os valores das variáveis de produção da videira Isabel, na quinta colheita, superaram os valores obtidos na quarta colheita em até 24,7% na dose máxima de biofertilizante aplicada; o teor de umidade do fruto da videira Isabel aumentou de forma linear com o aumento da dose de biofertilizante, nas duas colheitas realizadas, ao contrário dos sólidos totais, que foram reduzidos linearmente; os valores da umidade da polpa do fruto da videira Isabel, na quarta e na quinta colheitas, foram muito aproximados; e os valores de sólidos totais obtidos na quinta colheita foram ligeiramente superiores aos valores da quarta.
Descrição: SUASSUNA, J. Avaliação de produções cíclicas e da qualidade do fruto da videira Isabel em função de tipos e doses de biofertilizantes. 2021. 44 f. Monografia (Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis Para o Semiárido). Universidade Estadual da Paraíba. Catolé do Rocha. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23351
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JARDEL SUASSUNA MONOGRAFIA.pdfJARDEL SUASSUNA MONOGRAFIA765.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC jardel.pdfTermo_de_Deposito_TCC jardel55.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.