Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23354
Título: Memória e patrimônio na abordagem da educação patrimonial: Escola Estadual José Américo de Almeida Areia - PB
Autor(es): Lisbôa, Daianny Diniz Santos
Palavras-chave: Memória
Patrimônio
Educação patrimonial
História da educação
Data do documento: 20-Nov-2020
Resumo: Discutir sobre a memória e patrimônio de uma escola a partir da educação patrimonial é por demais importante para compreender a dimensão patrimonial, histórica de uma escola no contexto da localidade onde ela atua. Neste estudo apresentamos a educação patrimonial como meio para trabalhar a memória e o patrimônio da Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida na cidade de Areia-PB. Como objetivo geral nossa proposta foi refletir sobre a Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida Areia-PB como espaço de memória e patrimônio educacional na história da Educação de Areia, mostrando a importância de se preservar a escola como patrimônio. Nosso estudo se situa no campo da educação patrimonial em interface com a história da educação. Trabalhamos a partir dos estudos de Pollak(1989), Le Goff,(1990), Nora(1990) e Halbwachs(1990). A metodologia usada para este trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental cujas fontes foram livros, artigos, facebook e blogs. A partir do estudo e pesquisa realizados, compreendemos que a valorização do patrimônio escolar é fundamental, para entender pelo viés educacional, a história de uma cidade. A partir da pesquisa sobre a escola, objeto de nosso estudo, podemos entender não apenas a importância da mesma para a realidade local, como também seu significado para a história da educação na Paraíba.
Descrição: LISBOA, D. D. S. Memória e patrimônio na abordagem da educação patrimonial: Escola Estadual José Américo de Almeida Areia - PB. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23354
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PRONTO.pdftcc pronto542.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1617749545898_DAYANNI TERMO DE AUTORIZACAO DE TCC.pdftermo de depósito1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.