Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23357
Título: Gestão inovadora nas escolas públicas: conhecendo a realidade das escolas cidadãs integrais estaduais do Vale do Mamanguape, Paraíba
Autor(es): Silva, José Fernandes da
Palavras-chave: Gestão Pública
Inovação em Educação
Escola Integral
Data do documento: 6-Abr-2021
Resumo: Em cumprimento ao Plano Nacional de Educação (Lei Nº13.005/2014), no qual, uma de suas metas é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, o Governo do Estado da Paraíba passou a adotar o modelo da Escola Cidadã Integral que foi implantado no Estado em 2016, tendo como objetivo formar indivíduos protagonistas, agentes sociais e produtivos que possam contribuir com o mundo atual e suas necessidades. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo analisar como se organiza a gestão pública nas Escolas Cidadãs Integrais do Estado da Paraíba e quais inovações empregadas por essas instituições têm contribuído para melhoria dos indicadores e resultados de aprendizagem dos estudantes. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa em três escolas de Ensino Médio integral, situadas na região do Vale do Mamanguape, na Paraíba. Para tanto, aplicou-se uma entrevista estruturada às gestoras públicas, além de observação das atividades diárias das escolas e da análise de seu Projeto Político-Pedagógico e de outros documentos de gestão. Os resultados desta pesquisa apontam que as inovações em gestão inseridas no contexto dessas escolas têm contribuído para que essas instituições superem a condição em que se encontra o ensino ofertado na rede pública.
Descrição: SILVA, José Fernandes. Gestão inovadora nas escolas públicas: conhecendo a realidade das escolas cidadãs integrais estaduais do Vale do Mamanguape, Paraíba. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão Pública -Tecnólogo) – Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23357
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Fernandes da Silva.pdfPDF - José Fernandes da Silva371.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito440.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.