Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23363
Título: Diagnóstico da avicultura alternativa no município de Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Silva, Dayara Cezário da
Palavras-chave: Comercialização
Diagnóstico
Criação de frangos
Manejo
Data do documento: 2-Mar-2021
Resumo: A avicultura alternativa chegou ao Brasil no início da década de 90, e atualmente ocupa uma fatia de mercado correspondente a aproximadamente 0,5% do mercado avícola industrial. O mercado de frango caipira está em crescimento, uma vez que se trata de um produto considerado nobre em todos os níveis sociais e em toda extensão territorial do país. Porém, a oferta, ainda reduzida, é apontada como responsável pelo preço que chega a superar em quatro vezes o de um frango de granja comum. A ave caipira é aquela proveniente de uma criação cuja alimentação deve ser suprida basicamente por alimentos naturais como pasto, capim picado, insetos, minhocas, etc. Este conceito permanece inalterado; o que mudou foi à qualidade da ave que está sendo criada neste sistema: uma ave melhorada geneticamente, que adquiriu precocidade e potencial de crescimento sem perder as características de rusticidade. Deste novo contexto surgiu o conceito de Avicultura Alternativa, como sendo um sistema ecologicamente correto e socialmente justo de produção de “carne e ovos caipira.” Tipicamente caracterizada como atividade agropecuária relacionada à Agricultura Familiar, a Avicultura Alternativa vem demonstrando crescimento sustentado ao longo dos anos, firmando-se como atividade economicamente promissora, quer como fonte de agregação de renda do agricultor familiar, quer como instrumento de sustentabilidade alimentar, disponibilizando proteína de alta qualidade (carne e ovos) a baixo custo.O manejo na avicultura é de suma importância para o sucesso de criação de frango, muitos aspectos também são levados em consideração como melhoramento genético, nutricional e sanidade, mas, nenhum desses teria sucesso se não fosse o manejo bem feito, que é através desinfecção de um lote para outro no aviário.Com isso, a pesquisa tem como objetivo informar à população a diferença da criação da galinha caipira e da criação industrial, e os diagnósticos para o consumo adequado na região de Catolé do Rocha.
Descrição: SILVA, D. C. da. Diagnóstico da avicultura alternativa no município de Catolé do Rocha-PB. 2021. 27 f. Monografia (Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis Para o Semiárido). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23363
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayara Cezário da SilvaPDF - Dayara Cezário da Silva810.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepositoPDF - Termo de Deposito73.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.