Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23373
Título: O trato do lazer em uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Costa, Wanderson Firmino
Palavras-chave: Lazer
Educação Física
Educação Física escolar
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: Contraditando o que muitos pensam, o lazer apresenta uma gama de conteúdos a serem discutidos e vivenciados na educação escolar, não se trata apenas do brincar, no tempo livre que os alunos têm. O lazer é uma área de conhecimento que pode acrescentar basta nte na formação do indivíduo, pois trata de vários conteúdos culturais que estarão presentes durante toda a vida do indivíduo, ou deveriam estar. E é importante que na escola os alunos tenham a oportunidade de conhecer e vivenciar tais conteúdos para que possam ter ciência das possibilidades de compreensão do lazer para um melhor aproveitamento em tais experiências. O objetivo desse estudo é verificar e analisar como é tratado o lazer e seus conteúdos na escola, através de uma entrevista semiestruturada realizada com os gestores, equipe pedagógica e equipe multiprofissional de uma escola pública localizada em Campina Grande – PB. O estudo se trata de uma pesquisa de campo de natureza descritiva exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma sala reservada e individualmente com cada participante, e a análise de dados foi de caráter qualitativo, categorizando as respostas, os dados foram interpretados e discutidos em forma de texto. Através das informações obtidas na pesquisa, foi concluído que existe uma grande diversidade na compreensão do lazer, de forma que a grande maioria das pessoas relacionam o lazer diretamente com a Educação Física e a diversão. Reduzindo a gama de conteúdos proporcionadas não só pelo lazer, mas também pela disciplina de Educação Física. Sendo assim observamos que os conteúdos do lazer não são tratados em sua plenitude na escola, e necessita ser discutido de forma interdisciplinar, para que seja entendido para além da “pura” diversão, prazer e prática pela prática, não como mero recuperador de energias ou tendência funcionalista de recuperação do estresse rotineiro, mas que seja visto como um direito social, necessidade humana, necessitando assim instigar o debate no campo da educação para e pelo lazer.
Descrição: COSTA, W. F. O trato do lazer em uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23373
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanderson Firmino Costa.pdfPDF - Wanderson Firmino Costa441.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.