Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23386
Título: Nível de desenvolvimento motor em crianças do Pré II das creches da rede municipal de Lagoa Seca – PB
Autor(es): Santos, Ana Carolina dos
Palavras-chave: Desenvolvimento motor
Idade cronológica
Idade motora
Habilidades motoras
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: Desenvolvimento motor é interpretado como o processo de mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do ciclo de vida e é caracterizado por mudanças qualitativas, envolvendo as necessidades biológicas implícitas às ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho e as habilidades motoras dos indivíduos. O objetivo deste estudo é diagnosticar e descrever o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças que frequentam as creches da rede municipal de ensino, no município de Lagoa Seca-PB, fazendo um comparativo com as crianças da zona urbana com a zona rural. A amostra foi composta por crianças na faixa etária de 5 anos, matriculadas e frequentando as creches do município de Lagoa Seca, sendo uma na zona urbana e uma na zona rural. A obtenção dos dados ocorreu na própria creche, onde as crianças foram filmadas realizando as habilidades motoras do TGMD-2 Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (Ulrich, 2000). Após a filmagem, foi realizado a análise de dados e informações estatísticas descritiva por meio da média e/ou mediana, desvio padrão e/ou amplitude, para variáveis numéricas, obtidas por meio do programa estatístico SPSS 22.0. Também foi utilizado o testes t-Student para comparar as características amostrais. Os resultados indicaram que o nível de desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais das crianças de 05 anos das creches de Lagoa Seca – PB apresentaram nível compatível com a respectiva idade cronológica, sendo que as crianças da zona rural apresentaram valores melhores que da zona urbana no subteste locomotor, além disso, pequenas diferenças no nível de desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, foram observadas no subteste de controle de objeto em relação ao sexo das crianças. Ademais, as condições vivenciadas pelas crianças de 05 anos das creches de Lagoa Seca – PB têm lhes assegurado o alcance de nível de desenvolvimento motor esperado para a idade cronológica.
Descrição: SANTOS, A. C. dos. Nível de desenvolvimento motor em crianças do Pré II das creches da rede municipal de Lagoa Seca – PB. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23386
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina dos Santos.pdfPDF - Ana Carolina dos Santos836.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.