Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23391
Título: Utilização do algoritmo Apriori e regressão logística em um estudo sobre a cessação do tabagismo
Autor(es): Cezário, Janaína Aparecida
Palavras-chave: Tabagismo
Regressão logística
Algoritmo Apriori
Data do documento: 28-Fev-2020
Resumo: Em nossos dias atuais descobrir padrões, facilitar a vida das pessoas é sempre um desafio para quem se trabalha com banco de dados além de extrair informações importantes e cruciais que venham a modificar a vida das pessoas que necessitam de tais informações.A compra de um certo produto que tem relação com a compra de outro produto representa uma regra de associação, regras essas que são utilizadas em diversas áreas. Para descobrir tais regras, em dados categóricos existe a utilização do algoritmo Apriori que com essa associação tem como objetivo encontrar elementos que implicam na presença de outros elementos em uma mesma transação de um banco de dados. A importância de se trabalhar com modelos lineares generalizados é de que os dados não podem ser ajustados com apenas uma regressão linear simples. Neste trabalho apresentamos um ajuste de modelo de regressão logística com o auxilio do algoritmo Apriori que foram aplicados a dados obtidos do Hospital Universitário Alcides Carneiro localizado na cidade de Campina Grande- PB. As informações se referem a pacientes atendidos pelo programa Multidisciplinar de tratamento do tabagismo vinculado ao curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande. Como objetivo principal temos a identificação via modelo de regressão logística de padrões de usuários com a maior probabilidade de cessação do tabagismo a partir de variáveis filtradas pelo algoritmo Apriori. Para a limpeza dos dados foi utilizado o programa Open Refine e o ajuste diagnóstico do modelo foi realizado com auxilio do programa R. Constatou-se que as variáveis que compõe o modelo final são o Estado Civil e Religião.
Descrição: CEZÁRIO, J. A. Utilização do algoritmo Aptriori e regressão logística em um estudo sobre a cessação do tabagismo. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23391
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Aparecida Cezário.pdfPDF - Janaína Aparecida Cezário904.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.