Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23399
Título: O tratamento da geometria espacial em um livro didático da educação infantil: Uma análise à luz da BNCC
Autor(es): Silva, Hosana Emília da
Palavras-chave: Ensino infantil
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Livro didático
Geometria espacial
Data do documento: 27-Fev-2020
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso traz uma análise ao livro didático de matemática no que se refere ao tratamento da geometria espacial em um livro desenvolvido para as turmas iniciais da educação infantil, bem como a sua utilização nos processos de ensino e aprendizagem. Temos como objetivo principal analisar as imagens que tratam da geometria espacial, observando se a forma que se apresentam obedece às orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, partindo de pressupostos como os de Pavanello (1989) – que trata de alguns aspectos históricos sobre a matemática e o seu ensino – e de Fonseca (2011) – que defende que o aluno desde a sua infância possui um conhecimento intuitivo e uma percepção do espaço em que está inserido – definimos os caminhos para a realização desta pesquisa. Para isso, foi utilizado o livro didático do primeiro ano da coleção Buriti Mais Matemática, onde, a partir das imagens observadas, foi feita a análise de como estas podem trabalhar a geometria espacial. Assim, concluímos que as imagens que tratam da geometria espacial estão de acordo com a BNCC, pois a quantidade de figuras é considerada satisfatória, possibilitam o desenvolvimento das habilidades recomendadas, exploram propriedades e características das figuras geométricas e promovem a relação com o espaço físico em que o aluno vive, o que condiz com as orientações da Base Nacional Comum Curricular.
Descrição: SILVA, H. E. da. O tratamento da geometria espacial em um livro didático da educação infantil: Uma análise à luz da BNCC. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23399
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hosana Emília da Silva.pdfPDF - Hosana Emília da Silva5.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.