Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23405
Título: Extração do óleo da borra de café
Autor(es): Paula Júnior, Josemar Vicente de
Palavras-chave: Sustentabilidade
Café
Resíduo sólido
Método Soxhlet
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: No Brasil devido ao grande consumo do café, uma volumosa quantidade de resíduo é gerada nas praças de alimentação de centros comerciais e instituições. A Universidade Estadual da Paraíba apresenta diariamente um grande descarte desta borra gerada pela produção de café e seu consumo. Este material lançado ao meio ambiente pode provocar um grande impacto ambiental haja vista ser de característica orgânica devido à proliferação de microrganismos. Este trabalho propõe o aproveitamento deste resíduo sólido a partir da extração do seu óleo para possivelmente utilizar como biocombustível ou alimentício, sendo de grande valor para a sustentabilidade do planeta. Realizou-se a secagem em estufa com circulação de ar em diferentes condições, utilizando um planejamento fatorial 2^3 com 3 repetições no ponto central. O processo de extração foi pelo método Soxhlet, que consiste na quantificação do óleo determinados por extração com o álcool etílico puro como solvente e posteriormente separação do óleo e solvente. A condição experimental utilizada foram volume do solvente (200mL), massa do pó da borra de café (2g) e temperatura de extração (90ºC). A partir dos resultados encontrados observou-se que o rendimento da extração variou de 15,01% a 26,24% de óleo. Verificou-se que não apresentava impurezas na amostra final. Desta maneira é possível afirmar que o método utilizado se apresenta como viável a obtenção de óleo.
Descrição: PAULA JÚNIOR, J. V. de. Extração do óleo da borra de café. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23405
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josemar Vicente de Paula Júnior.pdfPDF - Josemar Vicente de Paula Júnior839.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.