Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23406
Título: Avaliação da capacidade adsortiva da palha do milho na adsorção de compostos hidrogenocarbonados em sistema de leito diferencial
Autor(es): Cardoso, Raquel Kethy Patrício
Palavras-chave: Palha de milho
Adsorção
Poluição aquática
Impactos ambientais
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: O avanço da tecnologia industrial tem resultado na geração de águas contaminadas, assim como na produção de biomassas como resíduos industriais e agrícolas, como o caso da palha do milho (Zea mays L.). O projeto visa ampliar os estudos acerca do poder adsortivo dos resíduos de plantas nativas da região Nordeste e objetiva avaliar a capacidade de adsorção da biomassa palha do milho, na forma particulada, quando colocada em contato com corpos de água contaminados com derivados do petróleo. O aproveitamento desse resíduo em um processo adsortivo, possibilita a redução de custos para purificação de efluentes líquidos contaminados. O processo de adsorção utilizando biomassas vegetais como adsorvente, vem se tornando uma alternativa potencialmente atrativa e econômica para o tratamento de diversos tipos de efluentes. No desenvolvimento dessa pesquisa foram realizados experimentos para avaliação do potencial adsortivo da biomassa palha do milho na forma particulada, na remoção de gasolina, utilizando sistema em leito diferencial para caracterizar a dinâmica do processo. As etapas do desenvolvimento dessa pesquisa constaram da preparação da biomassa realizada na UEPB e UFCG-Sumé, caracterização morfológica da palha do milho (pó) realizada na UFPB-Areia, e do estudo da interação do contaminante gasolina com o material adsorvente por meio da quantificação volumétrica após a adsorção em leito diferencial, desenvolvido no LAPECA/CCT/UEPB. A cinética de adsorção ocorreu de forma rápida e apresentou valores para a capacidade adsortiva em torno de 6,0 mL de gasolina por grama de biomassa. Quanto ao leito diferencial, a quantidade adsorvida de gasolina chegou a 100% para o caso da concentração inicial de gasolina igual a 5% e superior a 90% para concentrações iniciais igual a 6,25; 7,5 e 10%.
Descrição: CARDOSO, R. K. P. Avaliação da capacidade adsortiva da palha do milho na adsorção de compostos hidrogenocarbonados em sistema de leito diferencial. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23406
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Kethy Patrício Cardoso.pdfPDF - Raquel Kethy Patrício Cardoso1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.