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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2340
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Stephanie Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-13T19:59:38Z | - |
dc.date.available | 2013-11-13T19:59:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2340 | - |
dc.description | Souza, S. A. A escrita em foco: concepções de professores de língua materna formados dos anos 80 aos anos 2000. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Concebemos a escrita como uma atividade interacionista, social e cognitiva, conforme Garcez (2004). Neste sentido, a presente pesquisa constitui-se como de campo e de natureza qualitativa, objetivando identificar quais as concepções sobre escrita e de ensino de escrita de professores colaboradores da pesquisa formados nos anos de 1983, 1993, 2000 e 2011. Para coleta de dados, utilizamo-nos do questionário que foi aplicado com professores de língua materna de escolas públicas da cidade de Campina Grande – PB. Do ponto de vista teórico, o nosso trabalho foi embasado no Interacionismo Sociodiscursivo representado por autores como Bronckart (2008; 2007; 1999), Pereira (2010a; 2010b; 2009), entre outros, e nas contribuições da Linguística Aplicada, em que temos como principais autores Moita Lopes (2009), Signorini (2006) e Gomes (2009). A análise de dados empreendida constatou que os professores formados entre os anos 80 e 90 possuem uma concepção de escrita vinculada a teorias antigas, mas as práticas de ensino de escrita adotadas em sala de aula aproximam-se das concepções defendidas por correntes teóricas atuais, revelando práticas inovadoras, enquanto os professores formados em 2000 e 2011 mostram noções de escrita atualizadas que prioriza a interação social e a cognição, porém, no que se refere ao ensino dessa modalidade linguística, verificamos que há uma prática tradicionalista e sem nenhum suporte teórico. Os dados sugerem a necessidade de investir em pesquisas voltadas para experiências de ensino-aprendizagem e práticas docentes, bem como em cursos de formação continuada, pois defendemos a ideia de associar a teria com a prática para, assim, levar para a sala de aula um ensino reflexivo, produtivo, que tem por base formar um cidadão ativo na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | A escrita em foco: concepções de professores de língua materna formados dos anos 80 aos anos 2000 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Stephanie Andrade Souza.pdf | Stephanie Andrade Souza | 5.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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