Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23415
Título: Estudo da clarificação como alternativa de pós-tratamento de efluentes de reatores aeróbios para reúso urbano
Autor(es): Sérvolo, Ivna Carollyne de Farias
Palavras-chave: Saneamento
Reuso urbano
Reatores em Bateladas Sequênciais - RBS
Tratamento de efluentes
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: A água é um fator limitante para o desenvolvimento urbano, industrial e agrícola. Mesmo áreas com recursos hídricos abundantes, experimentam conflitos de uso e sofrem restrições de consumo que afetam o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das pessoas. Nessa realidade, o reúso urbano destaca-se na gestão dos recursos hídricos, pois é capaz de diminuir estes conflitos e atenuar a vulnerabilidade hídrica, além de contribuir para a conservação do meio ambiente. Nos últimos anos, tem surgido a necessidade de se projetar sistemas de tratamento de esgoto sanitário com o objetivo de se produzir efluentes de boa qualidade. No Brasil, assim como a nível mundial, um dos sistemas mais empregados para o tratamento de esgotos sanitários é o sistema de lodos ativados. E entre as diversas alternativas estudadas para o tratamento de efluentes que objetivam a remoção de nutrientes, encontram-se os reatores operados em bateladas sequenciais (RBS). Este trabalho teve como objetivo produzir efluente de qualidade para o reúso urbano não potável, tratando esgoto condominial utilizando além do tratamento com reator RBS, a clarificação através do equipamento Jar Test com a finalidade de avaliar alguns parâmetros físico-químicos e microbiológicos do esgoto bruto e da água de reúso produzida. A DQO (Demanda Química de Oxigênio) e turbidez mostraram-se, em primeira avaliação, ser eficiente. Apresentando remoção de aproximadamente 94% da DQO e 97% de turbidez. Diferentemente do parâmetro cor, onde a remoção através do RBS não se mostrou eficiente, havendo uma quantidade muito pequena na remoção de unidade de cor. Para fósforo total, a remoção chegou a 69% apenas na primeira etapa do tratamento, ocorrendo uma boa eficiência do reator. Em relação à remoção de E.Coli, a desinfecção foi adicionada como um complemento ao tratamento do reator, com a finalidade de destruição de microrganismos patogênicos. Para uma melhoria da qualidade de efluentes gerados, minimização nos impactos socioambientais e a reutilização do efluente tratado para o reúso urbano não potável fez-se necessário além do processo de tratamento por RBS, o uso do pós-tratamento denominado clarificação com posterior desinfecção com cloro. Os resultados evidenciaram, também, a importância da implantação desta tecnologia para produção de esgoto tratado em escala real, visando atender as demandas urbanas das cidades do semiárido brasileiro, ressaltando o potencial hídrico da região.
Descrição: SÉRVOLO, I. C. de F. Estudo da clarificação como alternativa de pós-tratamento de efluentes de reatores aeróbios para reúso urbano. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23415
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivna Carollyne de Farias Sérvolo.pdfPDF - Ivna Carollyne de Farias Sérvolo779.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.