Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23418
Título: Obtenção da casca de cebola roxa em pó por secagem convectiva e avaliação das suas propriedades antioxidantes
Autor(es): Silva, Arthur Machado
Palavras-chave: Secagem
Cebola roxa
Hortaliças
Resíduos de alimentos
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: A produção de alimentos gera grandes quantidades de resíduos e a cada dia tem sido um problema devido ao seu acúmulo no meio ambiente quando não descartado devidamente. Alguns resíduos são ricos em nutrientes e compostos bioativos, desempenhando um importante papel no sistema de defesa do organismo, inibindo a formação dos radicais livres. A cebola (Allium cepa L.), por exemplo, é um dos vegetais mais consumidos mundialmente, e sua casca apresenta teores consideráveis de bioativos de elevada capacidade antioxidante. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi obter a casca da cebola roxa (Allium cepa L.) em pó por meio da secagem convectiva e determinar os parâmetros físico-químicos e compostos bioativos. A casca foi caracterizada in natura quanto aos parâmetros: teor de água, cinzas, acidez total titulável (ATT), pH, sólidos solúveis (°Brix), açúcares redutores e atividade de água. A secagem convectiva foi realizada em um secador de bandeja nas temperaturas de 40, 50 e 60°C até massa constante. Em seguida foram realizadas análises dos compostos bioativos (fenólicos totais, flavonoides e antocianinas) com os mesmos parâmetros acima. O pó da casca da cebola roxa que apresentou maior quantidade de compostos bioativos foi o obtido na temperatura de 60°C. Este pó foi armazenado a temperatura ambiente em embalagem de polietileno de baixa densidade e coberto por papel alumínio para avaliar a estabilidade desses bioativos durante 90 dias. O processamento da casca até a sua transformação na forma de pó e o armazenamento por noventa dias, aponta a sua riqueza nestes compostos bioativos podendo constituir uma alternativa viável de utilização em produtos alimentícios.
Descrição: SILVA, A. M. Obtenção da casca de cebola roxa em pó por secagem convectiva e avaliação das suas propriedades antioxidantes. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23418
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Machado Silva.pdfPDF - Arthur Machado Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.