Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23419
Título: Caracterização físico-química do mel de abelha beneficiado em um distrito do município de Campina Grande – PB
Autor(es): Lima, José de Moura
Palavras-chave: Mel
Controle de qualidade
Análises físico-químicas
Apismelífera
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O mel é um alimento muito nutritivo e de grande importância na alimentação humana. Foram usadas três amostras de mel para análises físico-químicas. Essas análises tiveram como objetivo determinar os seguintes parâmetros: cor, umidade, brix, potencial hidrogeniônico (pH), índice de refratometria, sólidos solúveis e reação de Lund. Os resultados obtidos por meio das análises foram comparados com os valores padrões descritos pelo Ministério da Agricultura, com o objetivo de verificar se os mesmos estavam de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Após verificação dos resultados obtidos das análises das amostras dos méis, pôde-se constatar que tais resultados não apresentaram discrepâncias nos seus valores médios, nem também alteração na qualidade das amostras.
Descrição: LIMA, J. de M. Caracterização físico-química do mel de abelha beneficiado em um distrito do município de Campina Grande – PB. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23419
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José de Moura Lima.pdfPDF - José de Moura Lima616.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.