Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23420
Título: Preparação de pigmentos a base de urucum e argila caulim – Acompanhamento da fotodecomposição
Autor(es): Oliveira, Gezabel Alves
Palavras-chave: Fotodecomposição
Caulim
Urucum
Pigmentos naturais
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: Na história, tem-se relatos sobre o processo de extração de pigmentos que eram extraídos de plantas e sementes para a produção de cores. Um exemplo disso, eram os índios que extraíam de plantas e sementes do urucum, a cor, para pintar seus corpos. Esses pigmentos por serem derivados de plantas não são tóxicos e não degradam o meio ambiente, como os pigmentos sintéticos, além de seus métodos de extração serem muitos simples. Os pigmentos naturais são utilizados para diversos fins, assim como as argilas que são utilizadas como catalisadores, na área cosmética, farmacêutica, e entre outros. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo preparar o sistema caulim/urucum com alguns aglutinantes (gema de ovo, óleo de linhaça e cera de abelha). Inicialmente, foi realizada a extração da cor com solução alcalina de hidróxido de sódio à 0,2 M e em seguida a preparação do sistema caulim/urucum. Realizou-se a exposição do sistema caulim /urucum a luz solar e em seguida a mistura do sistema com aglutinantes. Os resultados preliminares indicam que o sistema caulim/urucum é estável a fotodecomposição (observado por 8 dias) e que dos aglutinantes utilizados o óleo de linhaça foi o que melhor homogeneizou o sistema.
Descrição: OLIVEIRA, G. A. Preparação de pigmentos a base de urucum e argila caulim – Acompanhamento da fotodecomposição. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23420
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gezabel Alves Oliveira.pdfPDF - Gezabel Alves Oliveira2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.