Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23431
Título: O ensino de medidas através de experiências etnomatemáticas vivenciadas na comunidade Chã de Jardim
Autor(es): Costa, Francimeri da Silva
Palavras-chave: Medidas
Ensino de Matemática
Etnomatemática
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: A matemática é uma disciplina que apresenta diversas possibilidades de aplicação em todas as áreas do conhecimento, inclusive em situações do nosso dia a dia. Por isso, tem grande importância no desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos. Apesar de essa ser apontada como uma disciplina difícil de aprender, por vezes atribuir ao professor com suas metodologias tradicionais, que acabam criando, de certa forma, dificuldades para o aprendizado dos alunos. Este trabalho de conclusão de curso aborda o ensino de medidas através do Programa Etnomatemática, o qual busca conhecer a matemática aplicada à realidade dos estudantes, principalmente em grupos culturais, cujo objetivo geral é o desenvolver e aplicar uma metodologia de ensino de Matemática para uma escola regular a partir da matemática aplicada na Comunidade Chã do Jardim, no município de Areia PB. Como fundamentação teórica utilizamos como autor principal D’ Ambrósio. Os resultados indicam que a comunidade da Chã de Jardim desenvolve uma série de conhecimentos matemáticos que manifestados no processo de produção de polpas de frutas, no comércio do restaurante Vó Maria e nas trilhas ecológicas na Mata Pau de Ferro dá visibilidade ao conteúdo de medidas, que foram utilizados em sala de aula e trouxeram como consequência uma motivação por parte dos alunos para aprender matemática e um bom aprendizado.
Descrição: COSTA, F. da S. O ensino de medidas através de experiências etnomatemáticas vivenciadas na comunidade Chã de Jardim. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23431
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francimeri da Silva Costa.pdfPDF - Francimeri da Silva Costa1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.