Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Reginaly Ketory Ferreira da-
dc.date.accessioned2021-05-11T13:09:15Z-
dc.date.available2021-05-11T13:09:15Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.otherCDD 516.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23435-
dc.descriptionSILVA, R. K. F. da. O uso da História da Matemática no ensino e aprendizagem da trigonometria. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA matemática e tida por muitos como uma disciplina chata e difícil, não é a toa que a matemática é a disciplina que apresenta maior índice de rejeição e reprovação. Muitas vezes é reflexo do método de ensino tradicional, método esse que se resume apenas em passar o conteúdo de forma rotineira. Pesquisadores e estudiosos na área buscam novas estratégias de ensino da Matemática. A História da Matemática é um recurso didático que permite que o aluno consiga perceber que a matemática não surgiu de repente, que foi uma construção de milhares de anos, assim o aluno através da história consegue estabelecer conexões entra a matemática e seu cotidiano. O presente trabalho abordou o ensino da Trigonometria através da história da Matemática, buscando esclarecer fatos históricos e métodos de ensino, a fim de melhorar a compreensão desse conteúdo. Tem como objetivo refletir sobre uma experiência de ensino de Trigonometria utilizando a História da Matemática. Nossa fundamentação teórica está baseada em autores, tais como: D´Ambrósio, Mendes, Valdés, entre outros. Desenvolvemos o trabalho em uma turma de 9° ano, em uma Escola Municipal de Arara- Paraíba, onde apresentamos o conteúdo da trigonometria usando a história como recurso metodológico. Tivemos um retorno gratificante já que se tratava de uma turma extremamente apática sem nenhum tipo de participação, a não ser reproduzir o que o professor copiava no quadro. Durante a aplicação da proposta, as aulas ficaram mais dinâmicas onde os alunos se mostraram mais motivados em aprender o conteúdo e interagir entre si.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aníbal de Menezes Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.titleO uso da História da Matemática no ensino e aprendizagem da trigonometriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Reginaly Ketory Ferreira da Silva.pdfPDF - Reginaly Ketory Ferreira da Silva2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.