Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23435
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Reginaly Ketory Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T13:09:15Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T13:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 516.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23435 | - |
dc.description | SILVA, R. K. F. da. O uso da História da Matemática no ensino e aprendizagem da trigonometria. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A matemática e tida por muitos como uma disciplina chata e difícil, não é a toa que a matemática é a disciplina que apresenta maior índice de rejeição e reprovação. Muitas vezes é reflexo do método de ensino tradicional, método esse que se resume apenas em passar o conteúdo de forma rotineira. Pesquisadores e estudiosos na área buscam novas estratégias de ensino da Matemática. A História da Matemática é um recurso didático que permite que o aluno consiga perceber que a matemática não surgiu de repente, que foi uma construção de milhares de anos, assim o aluno através da história consegue estabelecer conexões entra a matemática e seu cotidiano. O presente trabalho abordou o ensino da Trigonometria através da história da Matemática, buscando esclarecer fatos históricos e métodos de ensino, a fim de melhorar a compreensão desse conteúdo. Tem como objetivo refletir sobre uma experiência de ensino de Trigonometria utilizando a História da Matemática. Nossa fundamentação teórica está baseada em autores, tais como: D´Ambrósio, Mendes, Valdés, entre outros. Desenvolvemos o trabalho em uma turma de 9° ano, em uma Escola Municipal de Arara- Paraíba, onde apresentamos o conteúdo da trigonometria usando a história como recurso metodológico. Tivemos um retorno gratificante já que se tratava de uma turma extremamente apática sem nenhum tipo de participação, a não ser reproduzir o que o professor copiava no quadro. Durante a aplicação da proposta, as aulas ficaram mais dinâmicas onde os alunos se mostraram mais motivados em aprender o conteúdo e interagir entre si. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.title | O uso da História da Matemática no ensino e aprendizagem da trigonometria | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Reginaly Ketory Ferreira da Silva.pdf | PDF - Reginaly Ketory Ferreira da Silva | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.