Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23444
Título: Desenvolvimento e caracterização de esponjas liofilizadas de quitosana com indometacina
Autor(es): Silva, Laryssa Mirelle da
Palavras-chave: Biomateriais
Polímeros
Indometacina
Anti-inflamatório
Data do documento: 27-Mai-2019
Resumo: A indometacina (IND) é amplamente prescrita para o tratamento da dor, inflamação e edema, mas seu uso prolongado apresenta efeitos colaterais gástricos de mecanismos conhecidos. O desenvolvimento de biomateriais de quitosana (QTS), em particular as esponja s, possui características atrativas à clínica e despertou o interesse recente da área farmacêutica na administração de medicamentos transdérmicos. Neste contexto, o estudo objetivou desenvolver esponjas de quitosana e quitosana/indometacina e avaliar suas características morfológicas e físico-químicas utilizando Microscopia Óptica (MO), Microscopia eletrônica de varredura (MEV), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Termogravimetria (TG) e sua derivada (DTG), Difração de raios-X (DRX) e Espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). As esponjas foram desenvolvidas por liofilização e demonstraram aspectos visuais, porosidade, rugosidade e microambientes diferentes, através da análise por MO e MEV. As curvas de DSC indicaram compatibilidade entre QTS e IND e as TG/DTG apresentaram perfis de perda de massa semelhante entre as amostras. As reflexões cristalinas observadas nos difratogramas apontaram o estado polimórfico γ do fármaco e semicristalino do polímero e a amorficidade das esponjas. Os espectros de FTIR exibiram bandas comuns da QTS e da IND na mesma região de absorção, sugerindo ausência de incompatibilidade química entre os componentes da matriz. As técnicas utilizadas para obtenção e caracterização de esponjas de QTS e IND revelaram uma forma farmacêutica promissora e que pode representar-se como proposta alternativa à via oral no tratamento de inflamações cutâneas.
Descrição: SILVA, L. M. da. Desenvolvimento e caracterização de esponjas liofilizadas de quitosana com indometacina. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23444
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laryssa Mirelle da Silva.pdfPDF - Laryssa Mirelle da Silva1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.