Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23450
Título: Experiências com a prática educativa ao longo da licenciatura em ciências biológicas: que saberes docentes foram possíveis construir?
Autor(es): Oliveira, Brunna Ellen Santos de
Palavras-chave: Formação inicial
Saberes docentes
Prática docente
Formação docente
Data do documento: 30-Out-2020
Resumo: O objetivo do trabalho é fazer um relato sobre a formação inicial de uma licencianda do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba com foco em episódios que foram importantes para refletir sobre a prática educativa. O trabalho é de abordagem qualitativa e trata-se de um relato de experiência elaborado sob influência do recurso da narrativa autobiográfica. O relato foi organizado em quatro etapas, sendo elas: (1) o Pró-ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio da UEPB; (2) o estágio supervisionado I; (3) o estágio supervisionado II e (4) a Residência Pedagógica. Para cada uma das etapas foram listados episódios considerados marcantes e peculiares, em seguida foram feitas narrativas autobiográficas sobre cada episódio. Para a análise dos episódios foram utilizados os saberes necessários à profissão docente como referencial teórico. A partir disso, foi possível identificar que as narrativas estão associadas de diferentes formas aos saberes experienciais, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes da formação profissional. Isso serviu para clarificar alguns pontos do processo de formação, assim como levantar aspectos e discussões acerca da formação inicial.
Descrição: OLIVEIRA, Brunna Ellen Santos de. Experiências com a prática educativa ao longo da licenciatura em ciências biológicas: que saberes docentes foram possíveis construir? 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23450
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Brunna Ellen Santos de Oliveira.pdfPDF- Brunna Ellen Santos de Oliveira389.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.