Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23458
Título: A atuação do assistente social na Saúde Mental: uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Pê, Simone Zeferino
Palavras-chave: Assistente Social
Saúde mental
Atuação profissional
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: Este estudo teve por objetivo discorrer sobre a atuação do assistente social nos espaços sócio ocupacionais de Saúde Mental. A pesquisa se caracteriza como sendo exploratória e descritiva, do tipo bibliográfica, de natureza qualitativa, utilizando-se de materiais bibliográficos publicados em bases de dados científicas sobre o assunto. Verificou-se que, o assistente social deve intervir nas diversas expressões da questão social, evidenciadas pela exclusão das pessoas em sofrimento psíquico da participação comunitária, privação ao convívio social, falta de inserção nas redes intersetoriais e estigmatização. A atuação profissional deve estar orientada para efetivação dos direitos e busca da cidadania dos usuários. Para tanto, utilizam-se de instrumentais técnico-operativos, tais como, entrevista, observação, escuta individual, olhar crítico sensível, diagnóstico social, visita domiciliar, estudo social, elaboração de encaminhamentos, relatórios e parecer. Dentre os desafios enfrentados, destacam-se a falta de recursos para operacionalização do serviço, a rotatividade de profissionais, as dificuldades de articulação intersetorial, os baixos salários, os limites impostos pelas instituições em que atuam e a falta de socialização da informação entre os envolvidos. Espera-se que este ensaio teórico colabore para reafirmar a importância do fortalecimento do SUS e das políticas de cuidado em saúde mental, sobretudo advindas a partir dos Movimentos de Reforma Psiquiátrica.
Descrição: PÊ, Simone Zeferino. A atuação do assistente na Saúde Mental: uma revisão narrativa da literatura. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23458
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Zeferino Pê.pdfPDF - Simone Zeferino Pê411.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito473.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.