Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23470
Título: Práticas de letramentos com motoristas do Programa Caminhos da Escola: reflexões sobre a experiência da extensão na UEPB-Campus III
Autor(es): Moreira, Giselle Idalino
Palavras-chave: Letramento
Educação de Jovens e Adultos
Programa Caminhos da Escola
Extensão Universitária
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: Este estudo aborda as discussões acerca do letramento de pessoas jovens e adultas, a partir das propostas desenvolvidas pelo Projeto de Extensão “Novos Caminhos, Novas Estradas: redes de espaços de diálogos com motoristas do transporte público do Centro de Humanidades - Campus III”, desenvolvido no ano de 2018, no qual atuamos na condição de bolsista. Tem como geral objetivo refletir sobre as práticas de letramentos realizadas com os motoristas-condutores dos estudantes da UEPB e os alcances deste Projeto para a ampliação das oportunidades educativas destes sujeitos. Para tanto, fez uso de uma abordagem qualitativa de pesquisa, acrescida da Observação Participante, bem como da aplicação de questionário semiestruturado. Na filiação teórica, nos apoiamos em autores como: Soares (1988), 2006), Tfouni (2006), Freire (1989), Brandão (1985), Lima (2007), Rodrigues (1994), Street (2014), Correa; Saleh (2014), entre outros. Os resultados apontam a importância dos espaços educativos direcionados a esses sujeitos e para a constatação de que as práticas de letramento geram uma aprendizagem favorável, quando são valorizadas as experiências individuais do público alvo.
Descrição: MOREIRA, G. I. Práticas de letramentos com motoristas do Programa Caminhos da Escola: reflexões sobre a experiência da extensão na UEPB-Campus III. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23470
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giselle Idalino MoreiraPDF - Giselle Idalino Moreira896.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.