Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Marla Monar Alves-
dc.date.accessioned2021-05-18T00:19:15Z-
dc.date.available2021-05-18T00:19:15Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23477-
dc.descriptionFREITAS, M. M. A. Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática: percepções de professores do ensino médio. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta como objetivo investigar as possíveis dificuldades que podem dificultar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos em matemática com um estudo bibliográfico sobre a Matemática no Ensino Médio, as dificuldades existentes no ensino e aprendizagem e o papel do professor de Matemática e suas metodologias. Através de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário de abordagem quali-quantitativo com professores de Matemática do Ensino Médio atuantes em rede de escolas públicas estaduais nas cidades de São Bento e Paulista no Estado da Paraíba. Com a analise dos resultados obtidos numa amostragem de 7 (sete) professores de Matemática chegou-se a algumas causas das dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática como a falta de interesse do aluno em aprender, dificuldades de concentração e compreensão, e falta de conhecimentos básicos desenvolvidos no Ensino Fundamental e as metodologias de ensino usadas pelo professor foram as principais causas dessas dificuldades. Faz uma reflexão sobre o incentivo do aluno para pensar, raciocinar, criar, relacionar ideias, descobrir, para terem liberdade de pensamento, em vez de simplesmente repetirem e seguirem o que o professor faz e sobre o uso de metodologias ativas em sala de aula para melhor desempenho do aluno em aprender Matemática, com essas metodologias os professores conseguem envolver o cotidiano no ensino da Matemática e a importância dos conceitos através dela.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jorge Miguel Lima Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática: percepções de professores do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marla Monar Alves Freitas.pdfMarla Monar Alves Freitas422.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito159.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.