Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23497
Título: Características semiológicas visuais da estrutura da língua segundo a medicina tradicional chinesa em estudantes de Fisioterapia portadoras de dismenorreia primária
Autor(es): Ataíde, Iana Luiza Pereira Sales de
Palavras-chave: Estrutura da língua
Dismenorreia
Medicina Tradicional Chinesa
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: A dismenorreia primária é conceituada como uma menstruação dolorosa em que a mulher não apresenta nenhuma doença ginecológica/pélvica associada, considerada a queixa mais frequente no dia-a-dia dos consultórios ginecológicos. A inspeção da língua é um elemento importante do diagnóstico por observação da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a língua é um local que possui a representação dos zang-fu (órgão e vísceras) e por isso, as alterações energéticas que atinjam os órgãos internos irão promover transformações visuais em seus aspectos. Este trabalho objetivou caracterizar visualmente através de análise digital a estrutura da língua segundo a MTC em estudantes de fisioterapia portadoras de dismenorreia primária. A pesquisa foi do tipo quantitativo, de caráter descritivo com corte transversal, realizada com 60 estudantes de Fisioterapia da UEPB, com idade entre 18 e 30 anos, dividida em: grupo A, estudantes portadoras de dismenorreia primária, e grupo B, composto por estudantes sem dismenorreia de nenhum tipo. Foram aplicados os questionários de qualidade de vida, de intensidade da dor abdominal/baixo ventre, de incapacidade relacionada à dor lombar, de impacto da dor de cabeça, aspectos emocionais/humor e do nível de atividade física. No final do fluxo menstrual, foram realizados registros fotográficos da língua, para avaliação de seus aspectos (cor, veias sublinguais, forma e saburra). Os dados foram tabulados e os resultados analisados de forma descritiva. Concluiu-se que estudantes de fisioterapia com dismenorreia primária apresentam língua com coloração vermelho-claro podendo apresentar nas laterais (área de vesícula biliar-VB e fígado-F) um tom roxo-azulada/frio, veias sublinguais distendidas e escuras ou escuras, aumentadas e úmidas, a forma do corpo da língua com marca de dentes e língua aumentada nas áreas VB e F, em relação à saburra, esta se apresentou fina, com raiz e levemente branca, podendo manifestar ausência de saburra nas áreas VB, F e coração, além de parte considerável apresentar saburra branca.
Descrição: ATAÍDE, I. L. P. S. de. Características semiológicas visuais da estrutura da língua segundo a medicina tradicional chinesa em estudantes de Fisioterapia portadoras de dismenorreia primária. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23497
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iana Luiza Pereira Sales de Ataíde.pdfPDF - Iana Luiza Pereira Sales de Ataíde1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.