Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23500
Título: Análise de riscos ocupacionais e sintomatologia dolorosa musculoesquelética de agentes comunitários de saúde em uma unidade básica de saúde da família de Campina Grande/PB
Autor(es): Silva, Natana Muniz da
Palavras-chave: Riscos ocupacionais
Dor musculoesquelética
Agente Comunitário de Saúde
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um elemento efetivo de trabalho em saúde com suas atribuições desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando como uma extensão dos serviços de saúde dentro das comunidades. As inadequações das condições de trabalho do ACS apresentam riscos ocupacionais que influenciam negativamente na saúde física e psíquica desse trabalhador, na vulnerabilidade aos acidentes de trabalho e afastamento por motivo de saúde. O objetivo desse trabalho foi analisar os riscos ocupacionais dos ACS de uma Unidade Básica de Saúde da Família de Campina Grande-PB e sua sintomatologia dolorosa musculoesquelética. A amostra foi composta por doze ACS. Foram excluídos os indivíduos que estavam em período de férias, durante o período da coleta de dados, restando apenas dez ACS, com uma predominância do sexo feminino (70%). Foram identificados fatores de riscos mais evidentes, como a exposição solar (80%), gases nocivos, fumos e vapores (60%), presença de esgotos e lixos abertos (50%), desgaste físico e psíquico (90%), contato com doenças contagiosas (50%) e obstáculos até as casas visitadas (40%). As queixas álgicas mais frequentes localizam-se na região do pescoço, punho/mão e região lombar, sendo caracterizadas como dores crônicas com exacerbação aguda de nível doloroso moderado a intenso. Conclui-se que as condições de trabalho que os ACS se encontram possuem uma dimensão insalubre, limitando a realização de movimentos, refletindo na sobrecarga física e psíquica, podendo levar ao adoecimento e ao absenteísmo do trabalho. Destaca-se a importância da realização de outros estudos com uma população maior para que se possa conhecer, em profundidade, as condições de saúde destes profissionais e elaborar medidas de segurança à saúde a estes trabalhadores.
Descrição: SILVA, N. M. da. Análise de riscos ocupacionais e sintomatologia dolorosa musculoesquelética de agentes comunitários de saúde em uma unidade básica de saúde da família de Campina Grande/PB. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23500
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natana Muniz da Silva.pdfPDF - Natana Muniz da Silva1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.