Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23505
Título: Estudos de doenças crônicas em idosos de uma universidade aberta à Maturidade
Autor(es): Lucena, Mariana Michella Neves de
Palavras-chave: Idosos
Envelhecimento
Cuidados farmacêuticos
Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: O incentivo aos cuidados da saúde, novas descobertas de medicamentos e investimentos no âmbito da saúde têm trazido ao adulto uma maior perspectiva de viver bem a velhice. Com isso, dados da OMS têm mostrado que o número de idosos aumenta a cada ano e junto a isto o número de doenças crônicas não transmissíveis. Neste contexto a inserção de mais profissionais de saúde para conduzir o tratamento é fundamental, visto que os idosos realizam automedicação ou poli medicação, que além de aumentar o uso irracional de medicamentos, resultam em um tratamento errado, não resolvendo os sinais e sintomas do indivíduo. Este trabalho teve como objetivo o Analisar o perfil epidemiológico dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis em idosos da UAMA e para coleta de dados, foi realizada uma entrevista no período 2017/2019 a fim de identificar forma de tratamento, o perfil farmacológico adotado pela maioria dos idosos e o papel do farmacêutico frente a este processo do cuidar. Constatou-se que dos 114 alunos regularmente matriculados na UAMA 72 são portadores de Doenças Crônicas, como: Hipertensão, Diabetes ou Doenças Cardiovasculares. Observou-se 37 princípios ativos diferentes, os anti-hipertensivos foram os mais usados e o principal representante foi o Losartana.
Descrição: LUCENA, M. M. N. de. Estudos de doenças crônicas em idosos de uma universidade aberta à Maturidade. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23505
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Michella Neves de Lucena.pdfPDF - Mariana Michella Neves de Lucena734.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.