Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23509
Título: Efeitos do jejum intermitente sobre marcadores bioquímicos relacionados ao processo de emagrecimento
Autor(es): Xavier, Hertz Colombo Barbosa
Palavras-chave: Jejum
Restrição calórica
Emagrecimento
Composição corporal
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: Diversas culturas têm adotado a prática do jejum em seus rituais e ritos religiosos ao longo do tempo. Especialmente na cultura muçulmana, durante o período de Ramadan, pratica-se um jejum prolongado durante um período de trinta dias, do nascer ao pôr do sol. Tal fato motivou as principais pesquisas acerca dos benefícios e prejuízos causados pela privação alimentar a longo prazo, o que culminou no uso do jejum intermitente como estratégia nutricional e de educação alimentar, tanto para a melhora da saúde geral, quanto como adjuvante no processo de emagrecimento, sendo este último o principal fim. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar os efeitos do jejum intermitente sobre os principais marcadores bioquímicos relacionados ao processo de emagrecimento. Foi realizada pesquisa de revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, através da utilização de doze artigos científicos publicados nos principais sites, revistas e bases de dados científicas como NCBI, Medline, PubMed e Scielo, publicados no período de 2009 a 2019. Os resultados sugerem impactos do jejum intermitente prolongado e periodizado sobre diversos parâmetros antropométricos e bioquímicos. Entretanto, estudos que analisaram o jejum de populações durante o período de Ramadan evidenciaram que somente a prática do jejum não é capaz de surtir efeitos expressivos quanto à redução de gordura e peso corporal e de biomarcadores relacionados ao processo de emagrecimento. Sendo assim, a análise dos dados permite concluir que o jejum intermitente tem seu impacto sobre a saúde e o emagrecimento aumentado quando associado à prática de exercícios físicos e a restrição calórica.
Descrição: XAVIER, H. C. B. Efeitos do jejum intermitente sobre marcadores bioquímicos relacionados ao processo de emagrecimento. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23509
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hertz Colombo Barbosa Xavier.pdfPDF - Hertz Colombo Barbosa Xavier393.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.