Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23513
Título: Uso de fungicidas sobre rizóbios inoculados em amendoim: Crescimento, nodulação e fixação biológica de nitrogênio
Autor(es): Santos, Allef Barbosa dos
Palavras-chave: Fungicidas
Tratamento químico
Cultura do amendoim
Bradyrhizobium
Data do documento: 2019
Resumo: O tratamento químico de sementes com fungicidas é uma prática importante para o controle dos principais fitopatógenos na cultura do amendoim, evitando a perda de plantações no campo. Entretanto, é documentado que o uso destes produtos pode prejudicar bactérias dos gêneros Rhizobium e Bradyrhizobium e inibir processos microbiológicos como a fixação biológica de nitrogênio (FBN). Portanto, objetivou-se com este trabalho verificar a compatibilidade e os efeitos resultantes do tratamento de sementes de amendoim cv. BR1 com dois fungicidas da classe de produtos de contato e sistêmico, e inoculadas com estirpes de Bradyrhizobium spp. O experimento foi conduzido em casa de vegetação nas instalações da Embrapa Algodão, usando dois fungicidas (Vitavax Thiram(R) e Standak Top(R)) e uma testemunha sem fungicida, dois inoculantes a base de Bradyrhizobium spp (SEMIA 6144 e ESA 123) uma testemunha com fonte química nitrogenada (nitrato de amônio). Foram feitas uma e duas inoculações: Sendo uma no momento da semeadura e a segunda na semeadura e 15 dias após a emergência. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com esquema fatorial 3 (2 fungicidas e 1 sem fungicida) x 4 (2 inoculações a base de rizóbios, 1 fonte química de N e 1 sem N) x 2 (aplicações de inoculantes), com 5 repetições. Foram avaliadas a massa seca da raiz e massa seca da parte aérea, altura de plantas, nodulação e acúmulo de nitrogênio nas folhas. Os dados foram analisados por meio do programa SISVAR versão 5.6, os quais foram submetidos às análises de variância pelo teste F e a comparação de médias pelo teste de Tukey a 5% de significância. A nodulação das plantas inoculadas com as estirpes de Bradyrhizobium spp foi reduzida pela aplicação de ambos os fungicidas, principalmente pelo Vitavax Thiram, com decréscimos do número e da massa de nódulos, tanto nos tratamentos com uma quanto com duas inoculações. O crescimento vegetativo foi afetado negativamente pelo Vitavax Thiram com redução na altura da planta, massa seca (raiz e parte aérea); bem como diminuição no nitrogênio nas folhas. Já para o Standak Top verificou-se incrementos superiores aos da testemunha sem fungicidas. Entre os inoculantes, SEMIA 6144 foi o mais sensível aos efeitos dos fungicidas na nodulação, e entre os fungicidas o Standak Top foi o mais compatível à inoculação com as estirpes de Bradyrhizobium. Em relação ao número de inoculações, observou-se maior rendimento das variáveis avaliadas com o aumento da frequência de inoculações.
Descrição: SANTOS, A. B. dos. Uso de fungicidas sobre rizóbios inoculados em amendoim: Crescimento, nodulação e fixação biológica de nitrogênio. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23513
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allef Barbosa dos Santos.pdfPDF - Allef Barbosa dos Santos594.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.