Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23515
Título: A importância do ‘Estágio Supervisionado II’ em Ciências Biológicas, no processo de ensino-aprendizagem com alunos do Programa 'Educação de Jovens e Adultos' (EJA)
Autor(es): Silva, Eveline Pereira da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Estágio supervisionado
Docência
Formação inicial
Data do documento: 7-Fev-2019
Resumo: O presente trabalho é um relato vivencial do estágio supervisionado com turmas do EJA, atividade exigida nos cursos de licenciatura. A finalidade do estágio é desenvolver nos alunos dos cursos de licenciatura a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, e sua aplicabilidade na prática, capacitando o professor em formação, para que o mesmo possa se tornar um sujeito transformador da sociedade, que venha a contribuir para a construção da cidadania pelos seus alunos. Este relato de experiências se desenvolveu no curso de Ciências Biológicas, na modalidade licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, localizada na cidade de Campina Grande - PB. Possui caráter descritivo em relação às ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado II em relação ao Ensino Fundamental. Descreve à experiência do curso noturno, no qual o estágio supervisionado acontece no âmbito da Educação de Jovens e Adultos - EJA, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora e repleta de novos significados para o ensino noturno e a formação de futuros educadores. A unidade educacional de concessão foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, localizada na Av. Dr. Elpídio de Almeida, 25 - Bairro Catolé, na cidade de Campina Grande, PB, sob orientação de docente do quadro efetivo da UEPB, lotado no Departamento de Biologia. Esta baseou-se no conhecimento teórico-prático, no qual ferramentas educacionais foram utilizadas no processo de ensino-aprendizagem da graduanda, a fim de estabelecer uma conexão entre teoria e prática, possibilitando a futura profissional, adquirir as experiências necessárias ao ensino por meio da observação, planejamento e intervenção. Com este trabalho foi possível verificar que o estágio supervisionado é um componente curricular de extrema importância quando utilizado como ferramenta de preparação para um profissional da área de educação.
Descrição: SILVA, E. P. da. A importância do ‘Estágio Supervisionado II’ em Ciências Biológicas, no processo de ensino-aprendizagem com alunos do Programa 'Educação de Jovens e Adultos' (EJA). 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23515
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eveline Pereira da Silva.pdfPDF - Eveline Pereira da Silva822.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.