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dc.contributor.authorCavalcanti, Osiolany da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-28T11:07:14Z-
dc.date.available2021-05-28T11:07:14Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23521-
dc.descriptionCAVALCANTI. O. da S. A educação de jovens e adultos (EJA) e o ensino superior: perspectivas e desafios dos alunos egressos da EJA na universidade. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractRefletindo historicamente, a educação brasileira foi um tanto difícil e regrada em se tratando das camadas populares. O próprio Darcy Ribeiro já dizia que a crise da educação do Brasil não é propriamente uma crise, mas um projeto de educação pública. Ao longo da história, observamos que mesmo aqueles alunos das camadas populares que conseguiram adentrar em uma escola, tiveram sua aprendizagem decidida por governos que os “direcionavam” para profissões de favorecimento da classe dominante. Para os alunos de escolas públicas, pensar em um curso superior sempre esteve relacionado a uma luta muito grande totalmente diferente dos alunos oriundos das camadas mais favorecidas. Quando esses alunos conseguiam ultrapassar as barreiras de um exame ou prova para adquirir o direito ao ensino superior, os cursos, em sua maioria, eram “pré-definidos”. Lamentavelmente, feito conseguido pela minoria dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Nessa modalidade, sonhar com quaisquer que sejam as profissões destinadas às classes mais favorecidas era, de certo modo, um tanto quanto impertinente ou ousado demais. O objetivo geral deste trabalho é analisar o trajeto dos estudantes egressos da EJA no ensino superior e, por conseguinte, as profissões almejadas por estes sujeitos, que sempre foram esquecidos e massacrados por poderes políticos, sociais, econômicos e culturais. Também, objetivamos discutir a importância desses sujeitos e suas lutas para terem acesso ao ensino superior, que por muitas vezes sacrificaram seu descanso, sua vida social, sua família, para estudarem em uma modalidade de ensino tão difícil e árdua. Fundamentou-se nas pesquisas desenvolvidas por SILVA (2012), SOARES (2002), SOARES (2003), PAIVA (2016), RUMMERT (2009), FREIRE (1981, 1992, 1993,1996, 2000a, 2000b, 2005) e tantos outros estudiosos que investigam o campo da EJA no Brasil. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de base exploratória. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionários onde os (as) pesquisados (as) relataram suas experiências de vida, tanto com a Educação dos Jovens e Adultos quanto com demonstrações de suas conquistas e de como estas foram fonte de inspiração para familiares e amigos que almejavam seguir seus passos. Nesse estudo, ouvimos cinco pesquisados de municípios diferentes, no período de março a junho de 2020. Os dados nos permitem compreender sobre estes sujeitos que mesmo com tantas dificuldades em todos os âmbitos sociais conseguem conquistar seus sonhos e objetivos, evidenciando a importância da modalidade da EJA na vida desses cidadãos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos (EJA) e o ensino superior: perspectivas e desafios dos alunos egressos da EJA na universidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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