Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23522
Título: Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: um olhar do professor sobre sua prática pedagógica
Autor(es): Silva, Amanda Oliveira
Palavras-chave: Pandemia Covid-19
Tecnologias
Ensino remoto emergencial
Prática pedagógica
Data do documento: 14-Mai-2021
Resumo: Este estudo propõe uma compreensão da prática pedagógica exercida durante a pandemia de Covid-19, tendo em vista o ensino remoto emergencial. Para tal, foi realizada uma análise, a partir da metodologia qualitativa de caráter exploratório, por meio de um questionário semiestruturado aplicado em uma escola particular, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, com o objetivo de compreender como se deu a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais durante o ensino remoto emergencial. Neste sentido, apoiamo-nos nos estudos de Kenski (2013), Masetto (2006), Valle e Marcom (2020), dentre outros, para o embasamento da análise e geração de dados aqui apresentados. Ressaltamos que a escola pesquisada já dispunha de recursos para que o ensino remoto acontecesse da melhor forma, não só neste cenário emergencial, mas, também, durante o ensino presencial. A escola já apresentava o uso de recursos tecnológicos como aliados ao processo de ensino-aprendizagem. Considerando o contexto em que estão imersos, os professores que foram pesquisados afirmaram que, mesmo sem o devido preparo e formação docente para o enfrentamento desta modalidade de ensino emergencial, conseguiram desempenhar um processo de ensino-aprendizagem satisfatório durante o período de ministração de aulas no ensino remoto.
Descrição: SILVA, A. O. Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto: um olhar do professor sobre sua prática pedagógica. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23522
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL AMANDA OLIVEIRA SILVA-REVISADO BIBLIOTECA.pdf464.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo-de-Deposito-TCC.pdf69.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.